Mutirão recolhe toneladas de entulhos nos bairros em Cordeiro

Mutirão recolhe toneladas de entulhos nos bairros em Cordeiro

Administração solicita que moradores denunciem práticas ilegais

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO

A quantidade de entulhos é de assustar! Foi com essa frase de espanto que um servidor da Secretaria de Serviços Públicos de Cordeiro definiu o acúmulo de resíduos sólidos nas ruas e calçadas do município, depois que a Administração Municipal, por determinação do prefeito Luciano Batatinha, iniciou um mutirão de limpeza nos bairros para garantir a ordem urbana e evitar o surgimento de vetores como ratos e baratas.

 Contrariando o Código de Posturas, muitos moradores ainda depositam de forma ilegal todos os tipos de entulho em vias públicas. São restos de construção civil oriundos de obras residenciais; restos de capinas de jardins e galhos de árvores provenientes de podas em terrenos particulares; móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, latas, garrafas, madeira e muitos outros objetos. Segundo o secretário de Obras, Félix Ribeiro, o trabalho iniciado no bairro Retiro Poético conta com a mobilização de inúmeros profissionais, que utilizam dois caminhões basculantes nas ações.

Ainda sobre o Código de Posturas, a Prefeitura de Cordeiro informa que o ato de depositar entulhos em ruas, calçadas e logradouros é totalmente irregular e passível de punição, já que cabe à municipalidade apenas a coleta do lixo doméstico. As medidas corretivas podem ocorrer, primeiro através de notificação, e na reincidência pela aplicação de multa. Porém, caso haja realmente a necessidade da retirada do entulho, o morador pode e deve antes fazer um comunicado à Administração Municipal solicitando a viabilidade da retirada do material.

A Secretaria de Serviços Públicos lembra que o morador só deve depositar o entulho na rua se houver prévio agendamento na Prefeitura. Cada caso é estudado e em caso de disponibilidade serão estabelecidos dia e horário para os serviços. Apesar de urgente e necessária, esta ação seria evitada se a população mantivesse a consciência ambiental e respeitasse o espaço público. “Descartar lixo ou entulho nas ruas é inaceitável, pois elas ficam com um aspecto horrível, gerando diversos problemas, inclusive doenças. Faremos a coleta, mas os moradores precisam colaborar, até mesmo denunciando as práticas ilegais se necessário”, orienta Félix Ribeiro.

Atuando em parceria, o secretário de Trânsito, Fabiano Rodrigues, informa que os bueiros também estão recebendo atenção especial através da realização de serviços de desentupimento e eliminação de vetores. “Estamos trabalhando em sintonia para que os cordeirenses sejam atendidos da melhor maneira possível, como pede o prefeito Luciano”, explica Fabiano.

TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO

 

http://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-06/foto_02.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-06/foto_01.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-06/foto_03.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-06/foto_04.jpg

Veja também

Artesã cordeirense representa o município na capital

Fabiana Gonçalves expõe suas peças no AquaRio

Prefeito de Cordeiro retorna à capital federal

Luciano Batatinha segue em busca de recursos para o município

Aumenta a expectativa para cessão de colégio de Cordeiro ao IFF

Educandário passa por vistoria e deve abrigar Campus do Instituto

Desenvolvimento - ITCast Tecnologia