CadÚnico supera metas em Cordeiro

CadÚnico supera metas em Cordeiro

Atual gestão aumenta índices do Programa Bolsa Família

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que registra informações sobre famílias de baixa renda, identificando membros e condições socioeconômicas. O Governo Federal utiliza os dados para conceder benefícios de programas sociais, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) Idoso e Deficiente, ID Jovem e Programa Bolsa Família.

Levantamento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no início de 2017 sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do Bolsa Família aponta que a taxa de atualização estava abaixo da média nacional e havia no município mais de 1.000 famílias com cadastros desatualizados. Quanto ao Bolsa Família, a cobertura do Programa era de 43,77% em relação à estimativa de pobreza do município, deixando Cordeiro bem abaixo da meta de atendimento.

Com esses dados, a Assistência Social passou a desenvolver ações para alterar o quadro e evitar que as famílias inseridas no CadÚnico tivessem seus benefícios cancelados, além de inserir mais famílias com perfil de pobreza e extrema pobreza para o recebimento dos benefícios. Reuniões com a equipe do CadÚnico; mutirões de atualização e inserção nos CRAS Lavrinhas, Rodolfo e Manancial; mutirões na Zona Rural para atender famílias de Bonsucesso e Pena; visitas domiciliares de atualização e inserção do CadÚnico; palestras informativas nos CRAS; reuniões entre as secretarias de Saúde e Educação para atualizar peso, altura e frequência escolar; e mobilização social junto à comunidade foram ações de destaque nesse contexto.

Com essas práticas, os dados melhoraram consideravelmente e a Secretaria de Assistência Social fecha 2017 com saldo positivo, conforme apontam dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), onde Cordeiro aparece com 1.868 famílias inseridas no CadÚnico, sendo 1.518 famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. A taxa de atualização do Cadastro Único que estava abaixo da média nacional, hoje supera a média nacional, com 75,30%. Em suma, conforme o MDS, o cadastro de Cordeiro está focado e atualizado respeitando o público alvo.

No início de 2017, a cobertura do Bolsa Família era de 43,77% e após as ações implementadas saltou para 90,21%, com 756 famílias beneficiárias e 1.868 famílias inseridas no CadÚnico, cuja equipe realiza atualizações de segunda a sexta, das 8h às 16h. Caso ainda não tenha efetuado sua atualização ou deseje informações procure o CRAS de referência.

TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO

 

http://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-12-05/foto_01.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-12-05/foto_02.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-12-05/foto_03.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-12-05/foto_04.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-12-05/foto_05.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-12-05/foto_06.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-12-05/foto_07.jpg

Veja também

Cordeiro mobiliza comunidade com ‘Saúde na Praça’

Projeto foi realizado nesta sexta-feira no centro da cidade

A família colocada em primeiro lugar

CRAS Lavrinhas realiza palestra abordando o tema

Sucesso do JEPP anima educadores de Cordeiro

Equipe avalia ações de 2017 e planeja expansões para 2018

Desenvolvimento - ITCast Tecnologia