Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • 1º Encontro das Famílias Grávidas foi um sucesso em Cordeiro

1º Encontro das Famílias Grávidas foi um sucesso em Cordeiro

1º Encontro das Famílias Grávidas foi um sucesso em Cordeiro
Secretaria de Saúde aborda cuidados com o bebê e aleitamento materno
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
“Recebemos uma ‘enxurrada’ de informações e ensinamentos que serão extremamente úteis nesse momento tão mágico de nossas vidas”. A frase dita por uma futura mamãe define o sucesso do 1º Encontro das Famílias Grávidas de Cordeiro, realizado na quinta-feira, 23, no Parque de Exposições Raul Veiga.
Planejada e apresentada por profissionais da Secretaria de Saúde de Cordeiro, a programação foi resumida, bem elaborada, com conteúdo didático e de fácil compreensão para as grávidas de diversas faixas etárias, que acompanharam abordagens sobre cuidados com os bebês e aleitamento materno.
O psicólogo Roberto Werneck tranquilizou gestantes e parceiros trazendo à tona as formas de lidar com situações de aflição, tristeza e angústia, que podem surgir no período gestacional e devem ser acompanhadas e tratadas por especialistas se for o caso.
A pediatra Maylane Alves falou do aleitamento materno, cólicas nos recém-nascidos, alimentação de mães e filhos, refluxo, perda de peso, cuidados com o umbigo, banhos e higiene diária, contatos dos bebês com a vida exterior, formas de comunicação com os pais, fezes irregulares, febre, cuidados com a moleira e posição do sono.
Depois, a enfermeira Nádia Pinto discorreu sobre sintomas, descoberta da gravidez e suas alterações no corpo feminino; adaptações de postura corporal no período gestacional; importância do pré-natal; fases gestacionais; exames médicos-laboratoriais; vacinas essenciais; comportamento no pós-parto; e vacinação indispensável aos bebês.
Mantendo o cunho informativo, a fonoaudióloga Fannia Macedo expôs técnicas para o desenvolvimento da fala e mastigação. Ela reforçou os benefícios do aleitamento materno, maneiras de pegar a mama no ato de mamar e posições de amamentação. Com auxílio de uma boneca, mostrou na prática as posições mais seguras e confortáveis.
Finalizando, o dentista Antônio Jucimar tratou da saúde bucal dos bebês, conversando sobre dentição, prevenção e combate às cáries e primeiras escovações dentais. Presente ao encontro, a fotógrafa Isabella Barreto fotografou as grávidas e irá doar as fotos de presente a elas. Ao término, um lanche foi servido às famílias participantes. As gestantes receberam brindes doados pelo comércio local
“Parabenizo nossa equipe pelo excelente aprendizado ofertado e faço um elogio às futuras mamães. Elas atenderam ao nosso chamado e aqui estiveram acompanhadas de seus familiares numa noite tão informativa”, declarou a secretária Vânia Huguenin.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado