Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • 2º Pedal Ecológico reúne dezenas de ciclistas em Cordeiro

2º Pedal Ecológico reúne dezenas de ciclistas em Cordeiro

2º Pedal Ecológico reúne dezenas de ciclistas em Cordeiro
Evento marca o plantio de mudas nativas na APA do Manancial
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Um domingo em que os ciclistas puderam celebrar a beleza das paisagens cordeirenses, propagar mensagens em defesa do meio ambiente e fazer aquilo que mais gostam na vida: pedalar. Assim sendo, pode-se dizer que foi plenamente alcançada a proposta do 2º Pedal Ecológico de Cordeiro, realizado ontem, dia 24 de junho, na ‘Cidade Exposição’, sob a chancela da Secretaria de Meio Ambiente local.
Aproximadamente 70 ciclistas, oriundos das mais diversas cidades da região circunvizinha, se encontraram no início da manhã, no Parque de Exposições Raul Veiga, tradicional cartão postal da cidade, de onde partiram para enfrentar o percurso, concluído em aproximadamente duas horas, e que se deu em meio a lugares bastante aprazíveis, especialmente pela beleza do verde das matas no entorno da cidade.
Com apoio total dos profissionais da Secretaria de Defesa Civil durante o trajeto ciclístico, os participantes terminaram o percurso na APA do Manancial (Área de Proteção Ambiental), onde foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Saúde, que mediu índice glicêmico e pressão arterial de cada atleta, antes mesmo que eles pudessem desfrutar de um substancioso café da manhã.
Enquanto o café era servido, numa oferta da Secretaria de Meio Ambiente, houve a apresentação de uma verdadeira aula sobre a importância de trabalhar pela reciclagem de materiais como plástico, metal, papel e vidro. Essa temática foi desenvolvida aproveitando a proximidade com o ‘Dia do Mundial do Meio Ambiente’, que esse ano destacou o tema ‘Acabe com a poluição plástica’.
Além da aula de reciclagem, os ciclistas também receberam informações sobre todos os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, com ênfase para ações como o projeto EcoEnel, que consiste na coleta do lixo limpo, ofertando aos munícipes que participam um bônus na conta de energia elétrica; PROVE (Programa de Coleta de Óleo Vegetal), que também vem sendo aderido pela população; PHE (Projeto Horta Escolar); e Castração de cães e gatos.
Fechando o encontro, os ciclistas participaram do plantio de mudas nativas, que ajudam na revitalização da nascente do Manancial, e foram contemplados com o sorteio de brindes. Os patrocinadores ofereceram diversos acessórios para os ciclistas amantes do pedal. “Quero agradecer a todos pela presença e por atuarem como parceiros na divulgação das ações ambientais. Estamos desenvolvendo um trabalho sério e a ajuda de vocês é fundamental”, disse o secretário de Meio Ambiente, Amarildo Lanes.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado