A Tenda Cultural Itinerante de Cordeiro deu início às suas atividades nesta quinta-feira, 11 de setembro, no bairro Lavrinhas, com a apresentação do projeto Ginga Serrana: Tradição em Movimento – Mineiro Pau e Danças Populares, proposto por Anderson de Souza Oliveira (Boleba). O evento foi realizado na quadra de esportes do bairro, às 19h.
A programação segue no próximo domingo, 14 de setembro, às 9h, com a Oficina de Mineiro Pau, que acontecerá na quadra do bairro Campanatti.
Ao todo, 12 proponentes foram contemplados pelo Edital Multilinguagens – uma iniciativa da Prefeitura de Cordeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Com investimento de R$ 173.586,27, o edital foi criado para incentivar a produção artística e cultural no município, fortalecendo diversas linguagens, como artes visuais, teatro, música, dança, literatura e cultura popular. A iniciativa circulará por bairros e comunidades da zona rural de Cordeiro ao longo do segundo semestre de 2025, promovendo acesso gratuito à arte, cultura e conhecimento. No total, serão realizadas 24 oficinas e ações culturais, organizadas em três eixos: Fomento Cultural, Aquisição de Bens Culturais e Custo Operacional, garantindo valorização da cultura local e oportunidades de formação para a população.