Cordeiro prepara a entrega de novos Kits de Merenda Escolar
Benefício foi idealizado exclusivamente pela Secretaria de Educação
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
A Administração Municipal de Cordeiro fará nova entrega do Kit de Merenda Escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, entre os dias 8 e 10 de julho. A ideia é exclusiva da Secretaria de Educação, em atendimento à Lei 13.987, que autoriza, ‘em caráter excepcional’, durante a suspensão das aulas diante da pandemia, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais e responsáveis pelos estudantes de escolas públicas.
Até agora foram duas entregas de merenda. A primeira atendeu em maio a todos os alunos da Rede Municipal, com a distribuição de 2.311 sacolas com itens básicos como arroz, feijão, fubá e leite. A segunda entrega, em junho, foi para crianças da modalidade creche, com o repasse de 281 sacolas de dois quilos de gêneros perecíveis, carne, frango ou peixe, e itens exclusivos de uso da creche, farinha de arroz e mistura para cereais. Foram utilizados sempre os alimentos contidos nos estoques das escolas.
Para a terceira entrega, a Secretaria de Educação irá adquirir os itens dos kits, parte deles diretamente de produtores rurais da agricultura familiar, enquanto a outra será comprada no comércio local respeitando processo licitatório realizado dia 22 de junho. Além disso, a composição segue indicação de uma nutricionista a partir de estudo priorizando a qualidade nutricional dos alimentos, os parâmetros do cardápio escolar e a garantia de qualidade higiênico-sanitária.
A entrega dos kits será nas escolas em que os alunos estejam matriculados e o processo segue todas as medidas de prevenção, incluindo higienização das mãos pelos profissionais, utilização de máscaras, manutenção do distanciamento regulamentar, disponibilização de álcool gel e também evitando o deslocamento dos grupos de risco às unidades. Datas e horários serão divulgados oportunamente e a composição dos kits obedecerá ao planejamento dos dias letivos, às modalidades de ensino, ao número de refeições diárias e às necessidades nutricionais recomendadas.
Serão distribuídos 2.367 kits e tudo é fiscalizado pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). Para a retirada, o responsável deve apresentar documento com foto e utilizar a máscara de proteção facial. Vale lembrar que não são cestas básicas, já que o atendimento é baseado nos gêneros alimentícios do cardápio utilizado durante as aulas, considerando 33 dias letivos e respeitando a especificidade das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo o EJA. A Secretaria de Educação também atenderá alunos da APAE, seguindo à a lei do PNAE.
TEXTO – RICARDO VIEWIRA / ARTE – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO