Criatividade marcará Festejos Juninos das escolas de Cordeiro
Secretaria de Educação divulgará interações virtuais dos educandários
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Criatividade e inovação são palavras que passaram a ser utilizadas comumente pela Secretaria de Educação de Cordeiro. Com a paralisação das aulas na Rede Municipal de Ensino, diante da pandemia, o segmento educacional tem lançado mão da inventividade e talento de seus integrantes para oferecer atividades variadas e aprendizado aos mais de 2.000 estudantes cordeirenses das mais diversas faixas etárias.
Agora no mês de junho – quando no cotidiano normal seria realizada a tradicional e afamada Festa Junina da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), que em 2019 aconteceu com grande sucesso de público no centro da cidade – a imaginação dos profissionais voltou a falar mais alto e a mobilização dos alunos para mostrar a força de suas escolas e saudar Santo Antônio, São João e São Pedro será em casa.
Tradicionalmente, os educandários entram em contagem regressiva para participar da Festa da SEMEC, seja planejando a montagem de suas barraquinhas ou ensaiando números artísticos para apresentar durante o evento. Contudo, como os festejos não poderão acontecer, a solução foi adotar a interação virtual, que funcionará como fonte de aprendizagem utilizando a tecnologia como aliada, já que a intenção é despertar nos alunos, ainda que distante, a valorização e integração da escola/família.
Assim, a manutenção desse verdadeiro resgate cultural das festas juninas e exercício de cidadania acontecerá através das redes sociais com ações concretas entre aluno e família onde a participação poderá favorecer crianças e jovens na ampliação de do universo linguístico, levando em conta que a Festa Junina trata um tema rico e vasto, ofertando aos estudantes municipais conhecimento de suas origens, símbolos e valores.
Pensando no valor cultural da proposta, a Secretaria de Educação pediu às escolas que façam suas ações virtuais com as famílias abordando os temas juninos. Essas mobilizações terão sua culminância no próximo final de semana, quando serão exibidos, tanto nas páginas oficiais das escolas quanto no blog da própria secretaria, os resultados finais das atividades desenvolvidas pelas escolas no ambiente familiar.
“Com a utilização dos meios eletrônicos à disposição na atualidade, a expectativa é disseminar entre pais e alunos tradições e memórias juninas, desenvolver o gosto por poemas e músicas, socializar famílias e escolas, explorar e conhecer a culinária junina e conhecer costumes dessa tradição”, disse a secretária Telma Macedo.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO