Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Palestra online reúne psicólogas da SAPEC em Cordeiro

Palestra online reúne psicólogas da SAPEC em Cordeiro

Palestra online reúne psicólogas da SAPEC em Cordeiro
Encontro virtual fez parte da I Semana Pedagógica em Rede
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
A I Semana Pedagógica em Rede da Secretaria de Educação de Cordeiro contou, em 08 de junho, com as psicólogas Alessandra Pinheiro, Cíntia Werneck e Márcia Rabelo, da Sede de Atendimento Psicoeducacional de Cordeiro (SAPEC). Numa palestra virtual elas expuseram a importância do desenvolvimento da inteligência emocional diante da ameaça da COVID-19, pois o isolamento social trouxe tempos inimagináveis, gerou desconfortos e alterações significativas nos hábitos e rotinas.
Embora temporário – as psicólogas alertam – o distanciamento social gera vulnerabilidade emocional e sentimentos negativos, atrapalhando a saúde física e mental. Elas contaram que a inteligência emocional deve atuar exatamente na premissa de se conhecer e entender os sentimentos a partir daquilo que se está pensando. Assim, será possível avaliar se está tudo alinhado à realidade e gerenciar um comportamento adequado e satisfatório, o que vai implicar positivamente nas relações interpessoais.
No papo online ficou claro que a pandemia traz sentimentos de incerteza e perdas, gatilhos de ansiedade e depressão que devem ser encarados, mesmo que gere raiva, inquietação e baixa autoestima. “O primeiro passo é não negar as emoções. Refletir sobre esses sentimentos é similar ao tempo que usamos para cuidados corporais como a higiene diária, por exemplo. Emoções boas ou ruins fazem parte da humanidade. É preciso identificar o acontecimento, externo ou interno, e compreender se está associado a uma determinada emoção”, colocou uma das psicólogas.
A inteligência emocional não é possuir conhecimentos de cunho intelectual, científico ou acadêmico. É saber reconhecer, identificar e lidar com sentimentos e emoções e melhorar o desenvolvimento pessoal. Trata-se de um conceito da psicologia onde o indivíduo identifica sentimentos e emoções com facilidade e sabe agir em momentos de dificuldade, melhorando as relações humanas. Isso depende de como pensamentos, sentimentos e atitudes são gerenciados. A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida ao longo da vida.
As integrantes da SAPEC deixaram algumas dicas, entre elas as seguintes: identifique seus recursos e desenvolva novos; crie uma rotina; diminua a autocobrança; cuide de você e da alimentação; pratique exercícios; busque informações de forma equilibrada; medite, respire e relaxe; faça seu dia agradável e não espere isso somente no fim da pandemia; e peça ajuda profissional, se necessário.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado