Barreiras Sanitárias já foram implantadas nas entradas de Cordeiro
Medida preventiva ao Corona Vírus foi instituída através de decreto
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Seguem intensas as ações da Prefeitura de Cordeiro visando conter possíveis avanços do Corona Vírus. Até agora existem apenas casos suspeitos e nenhum teve exame positivo. Além de intensificar a rigorosa fiscalização diária nos segmentos comerciais e industriais, com seis equipes atuando, agora outra novidade promete aumentar ainda mais a prevenção na Cidade Exposição.
Assinado pelo prefeito Luciano Batatinha na segunda, 20, o Decreto Municipal 044/2020 determinou a implantação de Barreiras Sanitárias nas entradas do município, já funcionando em dois locais. Um na RJ-116, no Segundo Trevo, no acesso pela Avenida José Carlos Boaretto (Antiga Avenida Macuco) e o outro na RJ-160, na divisa entre Cordeiro e Cantagalo, nas Lavrinhas, perto da Rua Cícero Amarante Curty.
Em entrevista à Rádio 94 FM, o prefeito Luciano Batatinha e a secretária de Saúde Vânia Huguenin explicaram o processo, cujo planejamento foi estudado com cautela e muitos critérios técnicos, visando fortalecer o distanciamento social seletivo, considerado fundamental para que a Vigilância Sanitária possa monitorar a possível entrada do vírus cadastrando todas as pessoas que entram no município.
Os integrantes dos veículos que passam pelas duas barreiras são submetidos à aferição de temperatura, recebem orientações sobre como proceder diante de sintomas gripais ou similares à doença e os veículos têm suas rodas e pneus desinfetados com uma solução específica. “Todos os passageiros devem utilizar máscaras de proteção e serão monitorados e encaminhados ao isolamento social caso sejam oriundos de cidades com casos positivos da doença”, disse Vânia Huguenin.
Para a segurança dos cordeirenses, quem apresentar febre acima de 37,8º, motorista ou passageiro, inclusive dos ônibus, serão encaminhados à Unidade de Saúde ou ao Hospital de Cordeiro. Há também um formulário individual obrigatório, cuja validade é de dez dias. Após esse período, o documento deverá ser refeito seguindo as exigências da Vigilância em Saúde. As Barreiras Sanitárias terão prazo indeterminado, de segunda a sexta das 6h às 22h, e sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.
“Sabemos dos transtornos, mas é melhor perder tempo na fiscalização do que num leito de hospital. O objetivo é salvar vidas. Agradeço aos profissionais de saúde da linha de frente e a todos que estão atuando nesse combate”, declarou o prefeito.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA