Ação de Saúde estimula população a combater o Aedes Aegypti
74% das larvas coletadas deram positivo para o mosquito da Dengue
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Assim como tem acontecido desde o início de 2017, quando lançou a Campanha ‘#Partiu Cordeiro’, a Secretaria de Saúde mantém ações periódicas visando ao combate do mosquito transmissor do vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. Contudo, se a população não fizer a sua parte, todos os esforços serão em vão, como confirmam os números recentes levantados pelos agentes de Endemia do município.
Segundo a Coordenação de Combate à Dengue – depois da coleta de larvas de mosquitos feita nos últimos dias nos bairros Lavrinhas, Jardim de Alah, Campanati e Ferreirinha – as análises laboratoriais apontaram que 74% são positivas para o Aedes Aegypti. Além disso, também já foram registrados cinco casos de Chikungunya, o que é preocupante e fez a Secretaria de Saúde ligar definitivamente o ‘sinal de alerta’.
Liderados pelo próprio prefeito Luciano Batatinha, secretários municipais de diversas pastas se reuniram na principal entrada do bairro Lavrinhas, na quinta-feira, 28 de fevereiro, para estudar as melhores formas de atuação. Assim, um grande Mutirão de Limpeza teve início em toda a região onde a situação é emergencial. Foram feitas visitações às residências, limpeza de ruas, retirada de entulhos e orientações sobre como combater os focos do mosquito.
A culminância das ações foi no sábado, 29, na Quadra das Lavrinhas. Diversos profissionais, acompanhados do prefeito Luciano Batatinha, vice Maria Helena e da secretária de Saúde Vânia Huguenin, mantiveram a limpeza e coleta de entulhos e ainda ofereceram Aferição de Pressão Arterial e Glicemia; Testes Rápidos para Detecção de Hepatite, HIV e Sífilis; Orientações de Higiene Bucal; e Vacinação contra o Sarampo.
“Estamos preparados para atender aos munícipes, que devem procurar a Unidade de Saúde de referência. Mas pedimos que todos façam a sua parte. Mantendo limpas as nossas residências conseguiremos eliminar os focos do mosquito e afastar de vez o fantasma da Dengue, Zika e Chikungunya”, garante Vânia. Durante a ação, estiveram presentes os vereadores Marcelo Duarte, Fabíola Bianchini e Elizabeth Linhares.
TEXTO – RICARDO VIIERA / FOTOS – CÍCERO MARRA