Comunidade da Pena participa de festa de confraternização do CRAS
Evento contou com apoio da Secretaria de Assistência Social
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
A segunda-feira, dia 09, foi de festa para a comunidade da Pena, Zona Rural do município de Cordeiro. Por iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, aconteceu o encontro de encerramento das atividades de 2019 do CRAS Itinerante, numa demonstração de respeito e apreço pelos moradores daquela região.
Os festejos, prestigiados pelo subsecretário de Assistência Social, Marcelo Correia, contaram com a participação dos usuários atendidos e acompanhados pelo CRAS Lavrinhas. A parceria da Secretaria de Educação disponibilizou o local da festa e os servidores da Escola Estadual Municipalizada José dos Santos na organização.
Dentre as atrações, destaque para o bazar gratuito de roupas, calçados, brinquedos e livros, idealizado pela própria comunidade ao receber doações. Além disso, quanto à parte de interação, foi realizada uma roda de conversa entre usuários e profissionais da Assistência Social falando dos avanços em 2019. A exposição da diretora da escola, Xausa Helena, também mereceu a atenção dos participantes.
Atendimento especializado; participação do setor do Cadastro Único; CREAS; oferta de brinquedos e recreação; projeto social ‘Belinha e sua Malinha’, desenvolvido pela educadora e atriz Maria Cybele Toledo; passeios; e atendimento com benefícios eventuais foram algumas das ações realizadas ao longo do ano.
Outro ponto importante foram as discussões das propostas para 2020. Profissionais e usuários elaboraram ideias e traçaram metas de atividades que poderão ser implementadas, entre as quais oficinas nos moldes dos ‘workshops’. O intuito é aumentar os conhecimentos e a qualificação dos munícipes da Zona Rural. A criançada também não será esquecida, pois novos passeios também constam do plano.
Por fim, também houve atendimento individualizado da equipe multidisciplinar do CRAS, com a assistente social Vera Patuelli e a psicóloga Natália Estebanez, que ouviram as diversas demandas dos usuários sobre benefícios eventuais, como as cestas básicas. Como de praxe, um delicioso lanche foi servido a todos ao final da festa.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO