‘Fazendo Bonito’ em defesa de crianças e adolescentes
Cordeiro na luta pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
O Brasil evidencia o ‘18 de maio’ como ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, tendo como ponto de partida o crime bárbaro ocorrido em Vitória, no Espírito Santo, em 1973, quando a menina Araceli, de oito anos foi sequestrada, violentada e assassinada covardemente. Os jovens autores, todos da classe média alta, jamais foram punidos.
Engajada na campanha e na luta pelas crianças e adolescentes do município, defendendo o respeito aos seus direitos sexuais, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na manhã desta quinta-feira, 30, uma manifestação aderida por educadores, lideranças públicas e populares do município.
Denominada de ‘Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes’, a passeata percorreu as ruas do centro e se concentrou no Coreto da Praça Coronel Antônio Pinto, onde um texto sobre os objetivos da mobilização foi lido e comentado pelas autoridades. Secretária de Assistência Social, Renata Ferreira disse que a ação convoca a população a observar com olhares mais atentos os direitos de crianças e adolescentes.
Outro que se manifestou publicamente foi o coordenador do CREAS, Robson Cordeiro. Assim como no ano passado, ele disse não haver motivos para comemorações, já que o momento é de reflexões e discussões em busca de resguardar os direitos infantis. “A mensagem que fica é que estejamos atentos e respeitemos nossas crianças”, declarou Robson, acrescentando que os abusos devem ser denunciados. Também marcaram presença os secretários de Cultura e Educação, Zica Medeiros e Telma Macedo.
A passeata foi conduzida pela Fanfarra da Escola José Pinho de Carvalho, regida pelo músico Nego Roger. Ainda sobre o tema, vale destacar que já existe uma lei municipal, de autoria da vereadora Fabíola Bianchini, instituindo o ‘Maio Laranja’, que oportuniza no decorrer do referido mês a realização de debates e palestras tratando das responsabilidades de cada segmento na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Ausente por estar se recuperando de um problema ortopédico, o prefeito Luciano Batatinha enviou mensagem de apoio à iniciativa. “Cabe a nós, que estamos vigilantes ao que ocorre com nossas crianças, não nos calarmos diante das situações. A denúncia continua sendo a forma mais eficaz de as protegermos, levando os possíveis casos até mesmo ao conhecimento da polícia se preciso for”, disse através da mensagem.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA