Solidariedade dita o ritmo da I Feira de Saúde de Cordeiro

Evento marca criação do Cadastro de Doadores de Medula Óssea
Quando solidariedade e fraternidade humana se unem, as barreiras jamais serão intransponíveis. Esta foi a sensação de quem foi ao Parque de Exposições Raul Veiga, no último final de semana, para participar da I Feira de Saúde de Cordeiro. Organizada pela Administração Municipal, a feira contou com a mobilização das secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social e Defesa Civil, entre outras.
Idealizada para comemorar o Dia Mundial da Saúde – criado pela Organização Mundial de Saúde para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde e da qualidade de vida – a I Feira de Saúde de Cordeiro ofereceu ações inteiramente gratuitas à comunidade, que compareceu em bom número.
Destaques: Acuidade Visual, com o Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, atendendo dezenas de pacientes agendados; Orientação sobre Saúde Bucal; Avaliação de Carteira de Vacinação e Vacina contra Febre Amarela; Tipagem Sanguínea e Testes Rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis; Conversas do CAPS sobre Saúde Mental; Aferição de Glicemia Capilar e Pressão Sanguínea; Vigilância em Saúde com Cuidados com Alimentação, Combate à Dengue e Vetores; Atualização de Cadastro Único e Bolsa Família; Atividades Recreativas; Sorteio de Bicicleta; Exames Preventivos da Saúde da Mulher; e Prevenção a Acidentes Ofídicos.
Contudo, a principal mobilização da I Feira de Saúde de Cordeiro foi a criação do Cadastro de Doadores de Medula Óssea, cujo objetivo foi auxiliar a menina Maria Larah, de Bom Jardim, que precisa do transplante. A comunidade atendeu ao chamado numa belíssima demonstração de amor ao próximo. Foram contabilizados 1.098 cadastrados, que tiveram amostra de sangue colhida para análise de compatibilidade.
Desenvolta, simpática e esbanjando otimismo e popularidade, a pequena Maria Larah participou das atividades e comoveu o público ao agradecer publicamente o ato de fraternidade das pessoas. Além de voluntários anônimos, participaram o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também compareceram a vice-prefeita Maria Helena, representando o prefeito Luciano Batatinha, ausente em virtude de viagem oficial; as vereadoras Beth do Postinho, Jussara Barrada e Fabíola Bianchini; e diversos secretários da Administração Municipal.
A programação ainda teve música com Victor Sally, Renato Tito, Atitude do Samba e Fanfarra da Escola José Pinho; teatro com Belinha e Sua Malinha; Trupe Trapalhaços; aulas de educação física e dança com as academias locais; e rodas de capoeira, karatê, kung fu, kickboxing e muay thai. “Não posso deixar de agradecer aos servidores, voluntários, patrocinadores e, principalmente, às pessoas que fizeram da feira um sucesso”, declarou a secretária de Saúde Vânia Huguenin.