Caminhada pela conscientização sobre o câncer de mama
Secretaria de Saúde lidera campanha ‘Outubro Rosa’ em Cordeiro
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Não poderia ter sido diferente em Cordeiro uma das manifestações mais importantes do planeta, voltada a promover um debate amplo junto à sociedade para relembrar às pessoas, em particular ao público feminino, a fundamental importância de se combater os males de uma doença que aflige milhares de mulheres todos os anos em todos os continentes: câncer de mama e colo do útero.
Para isso foi criado o movimento ‘Outubro Rosa’, que retrata a luta mundial contra o câncer, faz a população refletir sobre o tema e trabalha ações na tentativa de mobilizar pessoas comuns, empresas e instituições de variados segmentos na disseminação de informações que possam se transformar num alento ao crescimento da doença, que se descoberta a tempo pode ser totalmente curada.
Tendo como missão liderar a discussão e o repasse de informações sobre a campanha em Cordeiro, a Secretaria de Saúde local convidou os cordeirenses para um ato realizado no centro da cidade, na última terça-feira, 9, quando foi realizada a ‘Caminhada Outubro Rosa’, cujas participantes se concentraram no Parque de Exposições Raul Veiga e partiram em caminhada até a Avenida Raul Veiga.
Além de mulheres da própria comunidade e servidoras da Secretaria de Saúde, a passeata contou com a presença do prefeito Luciano Batatinha, que estava em seu gabinete e fez questão de descer para aderir à campanha. Ele destacou, ao lado dos secretários de Cultura e Saúde, Luiz Antônio Zica Medeiros e Vânia Huguenin, que a atuação dos profissionais de saúde tem sido impecável nesse tipo de campanha.
Também externaram seu apoio à movimentação as representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; os usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), portando cartazes por eles confeccionados, com frases sobre o tema; e estudantes das escolas Inocêncio de Andrade e Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves. A Secretaria de Trânsito, através da Guarda Municipal, coordenou o tráfego de veículos e assegurou que a caminhada se desse de forma tranquila.
A passeata teve seu encerramento em grande estilo no Coreto da Praça Coronel Antônio Pinto, quando ocorreu um abraço simbólico e o que os organizadores denominaram de ‘grito da prevenção’. Também foram feitos agendamentos de exames preventivos para cada Unidade de Saúde da Família.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA