Números das ações de saúde em Cordeiro impressionam

Relatórios se referem ao Segundo Quadrimestre de 2018
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Parte integrante da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, na noite de 27 de setembro, os números apresentados pela Secretaria de Saúde quanto às ações referentes ao 2º Quadrimestre de 201º são impressionantes. Confira alguns importantes destaques contidos no Relatório Oficial:
Atenção Básica/Unidades de Saúde da Família – Nova sede para a Unidade de Saúde da Família do Centro; Vacinação contra Influenza; Inserção do Teste da Linguinha no Centro de Saúde; Programa de Saúde nas Escolas; Julho Amarelo (Prevenção de Hepatites Virais); Agosto Dourado (Incentivo ao Aleitamento Materno); I Encontro das Famílias Grávidas de Cordeiro; Campanha de Vacinação contra Pólio e Varicela; Grupos Educativos (Hipertensão e Diabetes). Consultas: Médicas, 6.757; Enfermeiro, 7.432; Odontológica, 1.719; Atendimento Odontológico nas Escolas, 4.712; Hipertensão Arterial, 7.777. Ações dos Agentes Comunitários de Saúde – Visitas Domiciliares, 17.278; Cursos, 5.
Vigilância em Saúde – Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo; Vacina e Teste Rápido para Detecção de Hepatite. Vigilância Epidemiológica – Atendimento Antirrábico, 5 Notificação de Violência Interpessoal, 5; Calendário de Rotina – BCG, 83,46%; Poliomielite, 50,75%. Vigilância Ambiental – Ações de Combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya – Imóveis Visitados, 12.000.
Atenção Especializada, Apoio Diagnóstico e Hospitalar – POLICLÍNICA/POSTO DE SAÚDE – Climatização da Unidade; Compra de Equipamentos para Fisioterapia e Fonoaudiologia; Implantação do Teste da Orelhinha, Teste da Linguinha e Serviços de Audiologia. Atendimentos: Odontológicos, 2.654; Pediatria, 709; Otorrinolaringologia, 387; Psiquiatria, 224; Ginecologia, 230; Pré-Natal de médio e alto risco, 72; Clínica Médica agendada, 970. Assistência Hospitalar – Internações: Clínica Médica, 230; Pediatria, 32; Urgência e Emergência, 12.657 atendimentos; Classificação de Risco, 13.550.
Exames de Alto Custo – Ultrassonografia Geral, 916; Tomografia, 492; Mamografia, 501; Exames Radiológicos, 1.591; Exames Laboratoriais, 18.166. Assistência Farmacêutica – Medicamentos Dispensados, 668.368; Número de Receitas Atendidas, 17.559. Mais informações no Portal da Transparência e no Diário Oficial Eletrônico (www.cordeiro.rj.gov.br).
TEXTO / FOTOS – RICARDO VIEIRA