Degradê com CSS

Prezado visitante, informamos que os números dos nossos ramais foram atualizados.
Para conferir as novas informações clique aqui.

Beneficiários do BPC devem se inscrever no Cadastro

Beneficiários do BPC devem se inscrever no Cadastro Único
Usuários de Cordeiro precisam procurar o CRAS de referência
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Idosos acima de 65 anos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem obrigatoriamente estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A determinação segue Portaria Interministerial N° 5/2017, publicada em 26 de dezembro de 2017, no Diário Oficial da União.
O Ministério do Desenvolvimento Social confirma que a medida, que cumpre recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), também visa aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais, pois de posse dos dados, que serão inseridos no Cadastro Único, é possível ter todas as informações dos beneficiários atualizadas, o que permite administrar melhor os recursos.
Apontada pelo Governo Federal como uma das portas de entrada para dar aporte a mais de 20 programas sociais, o Cadastro Único é um instrumento capaz de identificar as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. No CadÚnico são registradas características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade e situação de trabalho e renda.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro convida todos os beneficiários do BPC Idoso e Deficiente a comparecerem ao CRAS de referência e providenciar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A inscrição da família no CadÚnico é requisito obrigatório para que os beneficiários não tenham seus benefícios suspensos ou até mesmo cancelados.
O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, não vitalício, que garante o pagamento mensal de um salário mínimo à pessoa acima de 65 anos e às pessoas com deficiência, de quaisquer idades, com impedimento a longo prazo, físico, mental, intelectual ou sensorial, que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família. O BPC integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com o INSS.
O representante familiar deve comparecer aos CRAS de referência, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, munidos dos documentos, principalmente CPF, de todos os componentes da família. “Compareçam às unidade do CRAS e evitem a suspensão de seu benefício. Mais informações sobre os programas do Ministério do Desenvolvimento Social, ligue grátis para 0800 707 2003”, explica a secretária Letícia Reis.
TEXTO – RICARDO VIEIRA – FOTOS – REPRODUÇÃO INTERNET

Seu cadastro foi enviado