Menu
Menu

Prezado visitante, informamos que os números dos nossos ramais foram atualizados.
Para conferir as novas informações clique aqui.

  • Home
  • Geral
  • A tradição do Presépio de Natal é preservada em Cordeiro

A tradição do Presépio de Natal é preservada em Cordeiro

A tradição do Presépio de Natal é preservada em Cordeiro
Folia de Reis da cidade faz apresentação inaugural
IMPRENSA CORDEIRO– CIDADE EXPOSIÇÃO
Considerado uma tradição, o Presépio de Natal faz, através de uma montagem de peças, uma referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo, tendo o Menino Jesus na manjedoura, como figura central, e apresentando à sua volta lugar e personagens bíblicos presentes neste que é considerado um momento cristão fundamental da história.
Segundo fontes históricas a origem do Presépio de Natal nos remete à montagem do primeiro deles, feita por São Francisco de Assis, no Natal do ano de 1223. Conta a história que o frade católico montou o presépio em argila numa floresta, sendo que a sua ideia era explicar às pessoas sobre significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
A tradição se espalhou pelo mundo e os presépios podem ser vistos em formatos, materiais e tamanhos diferentes, com montagens que vão desde as miniaturas até o tamanho real de seus personagens. Falando nisso, os personagens representados tem também seus significados, confira um pouco dessa representatividade:
Menino Jesus, o Filho de Deus, o Salvador; Virgem Maria, a Mãe de Jesus Cristo; José, o Pai de Jesus Cristo na terra; Manjedoura com palhas em um curral, representando onde nasceu Jesus; burro e boi ou ovelhas, animais do curral que representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu; Anjos, anunciantes da chegada de Jesus; Estrela de Belém, orientou os Reis Magos quando Jesus nasceu; Pastores, mostrando a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu; e os Reis Magos, Melquior, Baltazar e Gaspar.
Em Cordeiro, a Secretaria de Cultura manteve a tradição, montando o Presépio de Natal ao lado do Coreto da Praça Coronel Antônio Pinto, no centro da cidade, cuja inauguração oficial ocorreu na antevéspera do Natal, 23, com a presença do prefeito Luciano Batatinha e sua família, que acompanharam a apresentação da Folia de Reis local Santa Cecília. “Trata-se de uma marca simbólica importante de um dos eventos mais significativos da história que foi o nascimento de Jesus. Parabéns aos integrantes de nossa ‘Cultura Viva’ pelo trabalho”, disse o prefeito.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado