Ação Social mobiliza população cordeirense

Diversos serviços gratuitos foram oferecidos à comunidade
Por iniciativa da Prefeitura de Cordeiro, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, uma série de serviços de cidadania foi disponibilizada para os moradores de Cordeiro no último sábado do mês de junho, dia 30, quando foi realizada, no Parque de Exposições Raul Veiga, uma grande Ação Social que reuniu pessoas de todas as idades, oriundas dos mais diversos bairros do município.
Consideradas fundamentais para o sucesso da ação, as parcerias com as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Defesa Civil e Cultura; DETRAN/RJ; ENEL; Ministério do Trabalho; Primeira Igreja Batista Nacional de Cordeiro; e Brasilnet, que cedeu gratuitamente o sinal de Internet, propiciaram ao público serviços de emissão de Carteira de Identidade e Trabalho; corte de cabelo e manicure; aferição de glicemia e pressão arterial; vacinação contra gripe; atualização do Cadastro Único e Bolsa Família; educação ambiental; e orientações de defesa civil.
Apontada como uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, a ENEL se integrou com os clientes durante a Ação Social. Além de promover a troca de lâmpadas queimadas pelas de LED, mais econômicas, a instituição viabilizou a troca de geladeiras novas pelas usadas de 15 moradores previamente cadastrados, cujo objetivo é reduzir o consumo de energia e ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. A entidade também orientou sobre o consumo consciente.
Motivados pelo clima de integração, os moradores elogiaram a promoção do evento, que ainda ofereceu apresentação de balé, roda de capoeira, programação infantil, show de música, aula de dança, alongamento com professor de educação física e distribuição de pipoca, algodão doce e água gelada. Na avaliação do prefeito Luciano Batatinha, a Ação Social mostra comprometimento com a comunidade. “Parabenizo todos os profissionais envolvidos nesse projeto, que comprova que qualidade de vida passa pela visão social que nossa gestão demonstra”, garantiu Batatinha.
Para a vice-prefeita Maria Helena, concentrar serviços num mesmo lugar facilita a vida das pessoas que nem sempre dispõem de tempo. “Ver a população se integrando conosco e observar que essa iniciativa recebeu a aprovação popular renova nosso ânimo”, relatou Helena, tendo suas palavras ratificadas pela secretária de Assistência Social. “Nossa intenção é estar sempre perto do povo, levando informações à comunidade, orientando e facilitando a vida de nossa gente. Meu agradecimento a todas as equipes que promoveram essa Ação Social”, emendou Letícia Reis. Também presenciaram a ação os vereadores Furtuoso Lopes, Fabíola Bianchini e Beth do Postinho.
TEXTO / FOTOS – RICARDO VIEIRA