Ação social reúne famílias no bairro Manancial

Encontro debateu o tema ‘Fortalecendo Vínculos Familiares’
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Família é a essência da sociedade. Mantendo o foco no seio familiar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) realizaram em Cordeiro, no fim de agosto, uma reunião com pais e alunos abordando o tema ‘Fortalecendo Vínculos Familiares’. O evento aconteceu no Manancial, na Escola Municipal Rita Cabral Pinto, dirigida por Rogéria Saioron.
Coordenador do CREAS, Robson Teixeira desenvolveu durante anos um trabalho excepcional no CRAS do Manancial (Centro de Referência da Assistência Social). Ele foi recepcionado pelos moradores com demonstrações de carinho e declarou que esse comportamento era fruto da relação construída com respeito e compreensão. “Ser recebido assim facilita o trabalho, cuja diretriz é desenvolver o tema ‘O que é Família’. Creio que será bastante proveitoso”, disse Robson antes da palestra.
CMDCA e Conselho Tutelar mostraram como fortalecer os vínculos do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes apresentando os direitos e deveres de crianças e adolescentes, acrescentando ainda os tipos de violações que podem, mesmo de forma inconsciente, ser cometidas pelos responsáveis. O projeto itinerante surgiu a partir da preocupação dos conselheiros do presidente do CMDCA, Carlos Pinto, com o notório desconhecimento da população e dos professores sobre direitos e deveres de crianças e adolescentes discriminados, como mostra o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90).
O projeto ‘Fortalecendo Vínculos Familiares’ faz parte da política pública de intersetorialidade e consta do Plano Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária de Cordeiro. Já foram agendados para setembro novos encontros nos bairros Lavrinhas (Escola Constança Soares Teixeira), Retiro Poética (Escola Municipal Zuleika Judice de Mattos Rodrigues) e IPERJ (Escola Municipal José Pinho de Carvalho), quando também serão abordados os temas ‘Filhos com Amor’ e ‘Sexualidade na Adolescência’.
A expectativa dos resultados é aumentar os conhecimentos da população sobre o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente, reduzindo maus-tratos e violência, que ainda hoje afligem as crianças, além de estreitar o relacionamento com o Conselho Tutelar, que pode funcionar como orientador de pais e filhos nas dúvidas que dizem respeito aos direitos e deveres de cada um.