Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Ações da Assistência Social melhoram índices em Cordeiro

Ações da Assistência Social melhoram índices em Cordeiro

Ações da Assistência Social melhoram índices em Cordeiro
Bolsa Família saiu de 43,77% em 2017 para 108,71% no fim de 2018
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
O Cadastro Único é um sistema que registra informações das famílias de baixa renda, identificando seus membros e condições socioeconômicas. O Governo Federal utiliza os dados para conceder benefícios de programas sociais como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) Idoso e Deficiente, ID Jovem, Programa Bolsa Família, entre outros.
Já o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente são contempladas famílias que tenham cadastros atualizados nos últimos 24 meses; renda mensal por pessoa de até R$ 89,00 ou renda mensal por pessoa de R$ 89,01 a R$178,00, desde que possuam crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos em sua composição.
No início da atual gestão, profissionais da Secretaria de Assistência Social fizeram um levantamento dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e Programa Bolsa Família com a seguinte conclusão: a taxa de atualização do Cadastro Único encontrava-se abaixo da média nacional e havia muitas famílias com os cadastros desatualizados. Quanto ao Bolsa Família, a cobertura do Programa, no início de 2017, era de 43,77% em relação à estimativa de pobreza do município. Portanto, Cordeiro estava abaixo da meta de atendimento do programa.
Diante desses fatos, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através da gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, passou a desenvolver ações para mudar tal quadro e evitar que famílias inseridas no CadÚnico tivessem seus benefícios cancelados, além de atuar para que mais famílias com perfil de pobreza e extrema pobreza recebessem os benefícios. Eis algumas ações que foram fundamentais para aumentar o percentual de famílias atendidas em Cordeiro:
Reuniões frequentes com a equipe CadÚnico; mutirões de atualização e inserção do CadÚnico nos CRAS Lavrinhas, Rodolfo e Manancial; mutirões na Zona Rural para atender e facilitar o acesso das famílias da Pena; visitas domiciliares de atualização e inserção do CadÚnico; palestras informativas em todos os CRAS; reuniões com as secretarias de Saúde e Educação; mobilização social em toda comunidade de Cordeiro; e atendimento Bolsa Família em Ação Social realizada no Parque de Exposições.
Depois que essas ações foram colocadas em prática, em 2017 e 2018, os dados aumentaram consideravelmente. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o município de Cordeiro possui 2.025 famílias inseridas no CadÚnico, sendo que destas, 1.594 famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. A taxa de atualização do Cadastro Único, que se encontrava bem abaixo da média nacional, hoje está muito acima dos índices preconizados em nível nacional, com 89,70%.
Como resultado das reuniões com as secretarias de Saúde e Educação, pôde-se constatar que a taxa de acompanhamento na área da saúde chegou a 90,78% das famílias beneficiárias, enquanto que no segmento educacional atingiu 88,39%. Dentre as famílias que podem ser incluídas no CadÚnico, são prioritárias as que possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Isso significa, segundo dados federais, que o cadastro no município de Cordeiro está bem focado e atualizado, pois a maioria das famílias atualizadas pertence ao público alvo.
Se ao iniciarem seu governo, Luciano Batatinha e Maria Helena encontraram o Bolsa Família com índices de 43,77%, após as ações implementadas pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, um aumento surpreendente foi alcançado, chegando ao percentual de 108,71%, com 911 famílias beneficiárias do Bolsa Família e 2.025 famílias inseridas no CadÚnico. “A equipe do CadÚnico realiza as atualizações de segunda a sexta, de 8h às 16h. Quem ainda não se atualizou ou deseja informações, deve procurar o seu CRAS de referência”, diz a secretária Renata Ferreira.
TEXTO – SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – ADAPTAÇÃO RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO (REEDIÇÃO)

Seu cadastro foi enviado