Administração esclarece paralisação temporária de subvenções

Medida foi tomada em virtude da precária situação financeira de Cordeiro
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Com o Decreto Nº 005/2017, o prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, declarou Situação de Emergência Econômico-Financeira, cujo teor do documento determina ainda a limitação de despesas no âmbito do Poder Executivo, ante ao cenário de grande queda na arrecadação municipal, o que se reforça pela perduração dos reflexos da crise econômica que tomou conta de todo país.
Nesse contexto de incertezas sobre até quando essa turbulência financeira irá afetar a Prefeitura de Cordeiro com a escassez de recursos, Luciano e Maria Helena se anteciparam, convocando reunião com representantes de instituições subvencionadas pela Administração Municipal. O encontro foi na quinta-feira, 12, no gabinete do prefeito, com dirigentes da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, Liga Cordeirense de Blocos Carnavalescos, Grupo O jovem de Ontem, NAT (Núcleo de Atenção à Terceira Idade), Associação de Folias de Reis, Associações de Moradores do Centro da Cidade e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Apesar de tristes com o teor da reunião, por sentirem muito o fato de tomar uma atitude tão drástica, mas extremamente necessária, Luciano e Maria Helena mostraram resignação. “Afinal, antes de tudo vem responsabilidade, prudência e moralidade para evitar que o ‘rombo financeiro’ encontrado aumente”, falo Batatinha. Em clima de desolação, ele informou que pela decretação de Situação de Emergência Financeira, não manteria repasse de subvenção a qualquer entidade, exceto a APAE. “Dói transmitir isso a vocês, mas não há recursos disponíveis e eu não posso fechar os olhos às causas emergenciais e indispensáveis, como por exemplo, a saúde”, exemplificou o prefeito.
No caso da APAE, a subvenção será mantida, sem qualquer contestação das demais entidades, em virtude do cunho humanitário e social da instituição, que atende crianças especiais que realmente necessitam das verbas. “Já cancelamos o carnaval e nesse período não haverá desfiles públicos na cidade, pois não poderemos disponibilizar a infraestrutura porque não há dinheiro para isso”, confirmou Batatinha.
Solidários, compreensivos e dispostos a colaborar até mesmo como voluntários, os representantes das entidades ouviram de prefeito e vice a promessa de que continuarão trabalhando pelas instituições. “Jamais deixaremos de apoiá-las. Vamos recorrer à Secretaria Estadual de Cultura, Ministério da Cultura onde o Roberto Freire é do meu partido e grande parceiro, ou outros órgãos de esferas Estadual e Federal para viabilizar recursos que passem pela administração e sejam realocados a estas entidades. Agradeço a todos por entenderem nossas prioridades na atualidade”, disse Luciano.