Administração regulariza Cartão de Pagamento de Defesa Civil

Cartão oferece resposta em estados de calamidade ou emergência
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
São sempre extremas as dificuldades encontradas pelas administrações municipais nos momentos em que precisam decretar estados de emergência ou calamidade pública diante de desastres naturais, como enchentes, deslizamento de terra e outras questões similares. Tais problemas geram grandes dores de cabeça aos gestores porque acabam limitando as ações, especialmente quando há escassez de recursos.
Nesse sentido, a parceria com o S2ID é fundamental. O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) agrega diversos produtos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), cujo objetivo é qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas dessa gestão.
O atual secretário de Defesa Civil de Cordeiro, Ailton Taveira, após promover, na semana passada, a atualização da entidade junto ao S2ID, que visa exatamente informatizar todo o processo de transferência de recursos caso haja algum tipo de desastre natural, também regularizou no Banco do Brasil o CPDC (Cartão de Pagamento de Defesa Civil), que é um instrumento que permite o pagamento específico e proporciona agilidade, controle e transparência nos gastos da administração pública.
Os recursos são repassados pelo Ministério da Integração Nacional e se destinam exclusivamente ao pagamento de despesas com ações de resposta imediata em casos de ocorrências graves que necessitem de socorro e assistência às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais. Além disso, só podem ser utilizados em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
“Tomara que não precisemos lançar mão desse instrumento, mas esse cartão é na verdade mais uma ferramenta da Defesa Civil de Cordeiro para agilizar e dar uma resposta imediata caso ocorra essas situações emergenciais. O cartão precisava de regularização e o fizemos junto à gerência do Banco do Brasil com anuência do nosso prefeito”, explica o secretário Taveira.
TEXTO – RICARDO VIEIRA
FOTOS – DIVULGAÇÃO