Agosto Dourado: a importância da amamentação
Saúde cordeirense enfatiza a necessidade do aleitamento materno
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
A Estratégia de Saúde da Família de Cordeiro irá enfatizar durante o mês de agosto o tema ‘aleitamento materno’. Denominado de ‘Agosto Dourado’, esse projeto funciona como ferramenta de abordagem ampla sobre a amamentação e seus benefícios não só para os bebês como para as mamães, orientando-as sobre como se comportar.
Conforme o planejamento da Secretaria de Saúde, todas as unidades do município irão realizar trabalhos específicos em grupo com as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê recentemente). Além de esclarecer pontos fundamentais sobre o aleitamento materno, os trabalhos também visam fornecer dados que sejam capazes de auxiliar as mães nos cuidados diários com os seus bebês.
O ‘Agosto Dourado’ também destaca, por regulamentação da Lei 13.435/2017, a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno sob todos os aspectos.
A amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos desenvolvem, em média, mais inteligência, conquistam maior escolaridade e renda. Vários projetos no Senado querem assegurar o direito ao aleitamento. Proposta da senadora Vanessa Grazziotin quer estabelecer punição com multa de até R$ 477 mil para quem constranger uma mãe que esteja amamentando em locais públicos.
A Semana Mundial da Amamentação é promovida em mais de 120 países desde 1992, pela WABA (Aliança Mundial Para a Ação em Aleitamento Materno). Esse ano, o tema da campanha é ‘Amamentação é a base da vida’, cujo foco é prevenir todas as formas de desnutrição, garantir a segurança alimentar, especialmente em tempos de crise, e quebrar o ciclo da pobreza.
“A amamentação é uma recomendação universal, pois proporciona pleno equilíbrio, levando todos a um bom começo de vida. De modo geral, o aleitamento materno contribui para a saúde, bem estar e a sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo”, afirma a organização em um dos pôsteres oficiais da campanha.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – REPRODUÇÃO INTERNET