Menu
Menu

Agricultura cordeirense em foco

Agricultura cordeirense em foco
Secretário concede entrevista a emissora de tevê local
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
As dificuldades encontradas, as tentativas de parceria com o produtor rural, a manutenção periódica das estradas vicinais do município, a busca por ações de apoio à agricultura familiar. Esses e outros temas foram levantados pelo secretário de Agricultura de Cordeiro, Márcio Sauerbronn, durante entrevista realizada pelo jornalista Henrique Julio, da TV.COM, na última quarta-feira, 8.
Tendo de justificar problemas com os quais se deparou na pasta que dá sustentação ao homem do campo, Sauerbronn destacou a situação precária do maquinário. Segundo ele, há muitos equipamentos com defeitos, alguns até fáceis de resolver, como pneus carecas. Mas como não aconteceu na administração anterior, acabou atravancando as ações. “Estamos buscando formas de solucionar essas questões, pois como houve inadimplência no período passado, precisamos recuperar o crédito para realizar eventuais compras de peças para promover os devidos reparos”, contou.
Em contrapartida, utilizando expressões como boa vontade e perseverança, o titular da pasta confirma ter realizado em 40 dias de governo muitas obras de manutenção e reparos nas estradas rurais. “Temos como exemplo a estrada da Penna, que recebeu atenção em toda sua extensão. Ou seja, foram 14 quilômetros recuperados que irão garantir, mesmo após as chuvas, que os produtores rurais consigam vir até a cidade e trazer seus produtos para comercialização”, garantiu Márcio.
Questionado sobre os equipamentos viabilizados através do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, ele disse que também estão com defeito, entre pneus furados e consertos inviáveis em virtude da ausência de recursos. “Uma alternativa seria a ‘Patrulha Mecanizada’, mas o estado tem oferecido apenas o equipamento. A partir de março, os gastos com combustível, tratoristas e peças serão de responsabilidade do município”, expôs o secretário de Agricultura.
Mirando melhorias no setor, ainda que enfrente as mazelas da escassez de recursos, dentro do planejamento do prefeito Luciano Batatinha, segundo Sauerbronn, a tendência é ofertar novos conhecimentos para capacitar ainda mais aqueles que atuam nas atividades em sítios e fazendas, como os cursos de tratorista e inseminação artificial, entre outros. “Vamos primar pela oferta de novas técnicas aos militantes da agricultura em nosso município”, prometeu Márcio Sauerbronn.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado