Assistência Social de Cordeiro também adquire veículo

Recursos vieram do Índice de Gestão Descentralizada
Em virtude dos excelentes resultados alcançados pela equipe que coordena os programas Bolsa Família e CadÚnico em Cordeiro, divulgados recentemente, e devido à grande demanda de visitas domiciliares para alcance desses resultados, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro adquiriu um veículo modelo Fox Connect MB, marca Volkswagen, ano e modelo 2018, para facilitar e agilizar os atendimentos aos usuários.
Segundo a secretária Letícia Reis, a compra, no valor de R$ 49 mil, foi viabilizada através de recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Bolsa Família, destinados ao Fundo Municipal de Assistência Social. O IGD tem como objetivo avaliar mensalmente a qualidade da gestão do Programa Bolsa Família e do CadÚnico no município. Com base nesse indicador, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa recursos como forma de incentivo ao aprimoramento da qualidade da gestão, além de contribuir com a execução de ações.
É essencial reforçar a informação de que os valores repassados pelo Governo Federal possuem utilização específica e a Gestão do Programa é responsável pela decisão sobre a melhor forma de aplicar esse recurso. No caso do veículo, sua aquisição obteve aprovação pelo Conselho Municipal de Assistência Social, que é a instância de controle social do Programa Bolsa Família.
“Nossa intenção com a aquisição do veículo é melhorar o atendimento às famílias inseridas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. Além disso, facilitará o acompanhamento de 855 famílias beneficiadas pelo programa federal de transferência de renda. Também poderemos, caso seja necessário, transportar os trabalhadores para capacitações e desenvolver demais necessidades que por ventura surgirem tendo como foco o atendimento aos cordeirenses”, explicou Letícia Reis.
A Secretaria de Assistência Social de Cordeiro possuía apenas um veículo para atender às necessidades de todos os seus equipamentos, incluindo equipe de gestão, unidades do CRAS Lavrinhas, Manancial e Rodolfo, CREAS, Casa de Acolhimento, CadÚnico/ Programa Bolsa Família e Centro de Convivência da Terceira Idade. A partir da aquisição do veículo os atendimentos serão mais significativos.