Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Atuação da Defesa Civil é tema de programa em Cordeiro

Atuação da Defesa Civil é tema de programa em Cordeiro

Atuação da Defesa Civil é tema de programa em Cordeiro
Secretaria adquire novos equipamentos e inova suas ações
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Mais uma secretaria da Administração Municipal virou notícia em Cordeiro. Dessa vez, coube ao secretário de Defesa Civil, Ailton Taveira, expor algumas das ações que vêm sendo adotadas com frequência para garantir que a população cordeirense seja bem atendida pelo setor em todos os bairros da Cidade Exposição.
Durante entrevista ao Espaço Aberto, programa transmitido pela Rádio 94 FM na última segunda-feira, dia 23, o experiente ex-integrante do Corpo de Bombeiros falou sobre as ações e aquisições da Secretaria de Defesa Civil desde o início do atual governo, comandado pela dupla Luciano Batatinha e Maria Helena, em 2017.
Líder de uma equipe cuja meta é zelar pela segurança da população nas mais diversas e adversas situações de emergência – como nos períodos de forte chuva ou, mais recentemente, quando a estiagem e a falta de responsabilidade humana redundaram em diversos incêndios nas matas do município – Ailton Taveira é reconhecido pela presteza e dedicação à pasta que comanda. “Cuidar dos semelhantes é a missão”, diz.
Dentre os avanços da Defesa Civil na atual gestão está a implantação do Sistema de Monitoramento por Radar Meteorológico, onde são acompanhadas imagens da previsão do tempo via-satélite para antecipar possíveis ações de prevenção. Também foram instalados pluviômetros que ampliam as informações necessárias a esse trabalho.
Sobre as recentes queimadas e as consequentes investidas da Defesa Civil para minimizar tais problemas, Taveira enalteceu e agradeceu à parceria constante dos profissionais do Corpo de Bombeiros do Destacamento 1/6 de Cordeiro. “Nossa convivência amistosa, a colaboração mútua e o bom trâmite com os bombeiros têm sido fundamentais para que o nosso trabalho seja bem executado”, garantiu Ailton na rádio.
Num dos incêndios, o prefeito Batatinha conseguiu com o comandante Geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Roberto Robadey, o deslocamento de um helicóptero para auxiliar no combate aos focos em áreas de densa vegetação, especialmente por ameaçar a Área de Preservação Ambiental Mata do Posto.
Outras conquistas e iniciativas da Defesa Civil cordeirense citadas por Ailton Taveira foram: Vistorias Técnicas e Monitoramento de Áreas de Risco; Curso de Capacitação em Primeiros Socorros, Manuseio de Extintores de Incêndio e Instruções de Segurança para Gás de Cozinha; Registro de Saída com mais de 200 incursões; Implantação do WhatsApp da Defesa Civil e de Recebimento de Mensagens via SMS; Aquisição de Equipamentos, entre eles um bote salva-vidas.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado