Audiência Pública aborda ações de saúde em Cordeiro

Relatórios confirmam avanços do setor no 1º Quadrimestre de 2017
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
A situação encontrada em janeiro não era nada animadora. Segundo a própria Vânia Huguenin, responsável pela pasta, a Secretaria de Saúde de Cordeiro vivia um momento delicado e os problemas eram tantos e tão complexos, que as decisões sobre o que priorizar se tornaram uma tarefa árdua e complicada. Porém, os percalços foram contornados com sensibilidade e perseverança, contando com o profissionalismo da equipe, e assim foi implantado um sistema organizacional à altura das necessidades do setor de maior demanda da Administração Municipal. “Gradativamente colocamos a ‘casa em ordem’. Contamos com a compreensão dos usuários”, pede a secretária.
Em maio, em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, a Secretaria de Saúde explanou suas ações no 1º Quadrimestre de 2017. Os números confirmam os avanços do setor, comprovando a prioridade do prefeito Luciano Batatinha e da vice-prefeita Maria Helena com as questões de saúde. Confira algumas conquistas importantes em destaque no Relatório Oficial:
Atenção Básica/Unidades de Saúde da Família – Processo Seletivo para médicos; Veículo exclusivo para Visitas Domiciliares; Implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão; Adesão ao Programa Saúde na Escola; Descentralização dos Testes Rápidos de Hepatite B, HIV e Sífilis; Autorização de exames laboratoriais; Instalação da Sala de Odontologia e Vacinas no Manancial. Consultas: Médicas, 2.944; Enfermeiro, 3.910; Odontológica, 1.369; Atendimento Odontológico nas Escolas, 1.196; Hipertensão Arterial, 1.194. Ações dos Agentes Comunitários de Saúde – Visitas Domiciliares, 20.296; Reuniões Comunitárias, 12; Cursos, 3.
Vigilância em Saúde – Reestruturação Administrativa das Vigilâncias; Elaboração e implantação do projeto Partiu#Cordeiro; Adoção do sistema de trabalho em forma de mutirão; Campanha de Vacinação contra Febre Amarela com 80% de cobertura; Capacitação no Hospital Antônio Castro sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Implantação do Comitê de Mortalidade Materno Infantil. Vigilância Epidemiológica – Notificação Dengue, 32; Confirmação Dengue, 04; Notificação de Violência Doméstica/Sexual, 59; Campanha Vacina HPV (Meninas 9 a 13 anos), 12,62%; Calendário de Rotina – BCG, 132,49%; Poliomielite, 108,51%. Vigilância Ambiental – Visitas dos Agentes de Combate a Endemias – Imóveis, 11.804.
Atenção Especializada, Apoio Diagnóstico, Assistência Farmacêutica e Hospitalar – Unificação Policlínica/Posto de Saúde; Descentralização dos Exames Laboratoriais de Análises Clínicas; Unificação da Assistência em Saúde Mental; Elaboração, Publicação e Implantação da REMUME; Contratualização com o Hospital Antônio Castro; Revisão da Rede de Urgência e Emergência e da Rede de Oncologia. Serviços de Média e Alta Complexidade – POLICLÍNICA/POSTO DE SAÚDE – Atendimentos: Odontológicos, 470; Cardiologia, 259; Pediatria, 712; Dermatologia, 99; Otorrinolaringologia, 393; Cirurgia Geral, 221; Psiquiatria, 41; Ginecologia, 254; Pré-Natal de médio e alto risco, 102; Clínica Médica agendada, 1.112. Assistência – Hospital Antonio Castro – Internações: Clínica Médica, 200; Clínica Cirúrgica, 49; Pediatria, 20; Obstetrícia, 23; Urgência e Emergência, 6.642 atendimentos.
Gestão e Planejamento – Reestruturação do Setor de Controle, Avaliação e Regulação; Reestruturação do Setor de Vigilância em Saúde; Cooperação junto a Defensoria Pública referente às Ações Judiciais; Implantação do Controle de Desempenho da frota; Cadastramento de Usuários e acompanhantes; Reestruturação do espaço físico das farmácias. Tratamento Fora de Domicílio – Viagens, 791.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA