Audiência Pública apresenta Prestação de Contas em Cordeiro

Relatório expôs números do Primeiro Quadrimestre de 2018
Obedecendo à Lei de Responsabilidade Fiscal – que obriga o Poder Executivo ao final de maio, setembro e fevereiro apresentar a execução das metas fiscais dos quadrimestres, seguindo o parágrafo 4º, do artigo 9º da Lei Complementar 101/2000 – em Audiência Pública realizada na quarta-feira, 30, na Câmara Municipal, a Prefeitura de Cordeiro apresentou a Prestação de Contas do Primeiro Quadrimestre de 2018.
Mais uma vez o ponto negativo ficou por conta da frustrante participação popular, com pouquíssimas pessoas acompanhando a exposição dos números feita pela equipe financeira quanto ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária, elaborado pelos relatores Pablo Caruzo, secretário de Fazenda; Marcelo Badini, assessor contábil; Paulo Geovani Olival, contador, e Sandra Laurindo, secretária da Controladoria Geral.
Sobre a Receita Corrente Líquida do Primeiro Quadrimestre de 2018 – arrecadada entre maio de 2017 e abril de 2018 – os valores foram R$ 60.586.266,24. No que se refere aos investimentos com Educação e Saúde, estes atingiram 23,05% e 16,76%, respectivamente. Quanto a queda nos números da Educação nesse quadrimestre, a redução se deve a reajustes pontuais feitos pela atual Administração Municipal visando garantir em breve o pagamento dos salários atrasados de dezembro de 2016 dos servidores, que não foram pagos pela administração passada.
No item FUNDEB os números superaram as metas. Nesse caso, um mínimo de 60% deve ser aplicado na remuneração do magistério do Ensino Fundamental. Em Cordeiro, no Primeiro Quadrimestre de 2018, foram aplicados 81,41%, ou seja, cerca de 20% a mais. Os números da Audiência Pública podem ser encontrados na íntegra no Portal da Transparência (www.cordeiro.rj.gov.br). Além da equipe financeira do prefeito Luciano Batatinha, participaram os secretários de Administração e Saúde, André Mion e Vânia Huguenin, e a vereadora Beth do Postinho.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA