Aumenta a expectativa para cessão de colégio de Cordeiro ao IFF

Educandário passa por vistoria e deve abrigar Campus do Instituto
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Mais um grande passo em busca de uma conquista educacional inédita para o município de Cordeiro – em especial para os jovens que almejam um diploma técnico ou universitário – foi dado nesta quinta-feira, 19, quando um servidor do Governo do Estado vistoriou as dependências do Colégio Agrícola Ítalo Mileno Lopes, localizado no interior do Parque de Exposições Raul Veiga, no centro da cidade.
O funcionário de carreira – responsável pelos serviços que fiscalizam e atualizam os bens patrimoniais pertencentes ao Poder Executivo estadual – realizou procedimentos de inspeção com o objetivo de dar continuidade ao processo visando à cessão do prédio, pelo Governo do Estado, ao Instituto Federal Fluminense (IFF), cuja finalidade é implantar em definitivo um Campus do IFF no município.
Recentemente, em viagem ao Rio de Janeiro, mais precisamente ao Palácio Guanabara, a vice-prefeita de Cordeiro, Maria Helena – acompanhada dos vereadores Róbson Careca e Furtuoso Lopes – fez chegar às mãos do governador Luiz Fernando Pezão o oficio solicitando a doação do espaço físico no Parque de Exposições. E as três lideranças cordeirenses novamente acompanharam com interesse a vistoria, outra vez em companhia de Rubens Zanon, diretor da Unidade de Formação do IFF em Cordeiro.
Unidos pela conquista – que além de garantir um futuro promissor e abrir novas oportunidades para os estudantes cordeirenses, beneficiaria toda região – Executivo e Legislativo apostam nos ideais de educação como forma de manter a dignidade humana. “Essa cessão se converterá em cursos técnicos e universitários gratuitos, oportunizando formação qualificada, aquecendo a economia e trazendo desenvolvimento. Trata-se de um sonho que estamos materializando”, se empolga a vice-prefeita de Cordeiro.
Para a população compreender os trâmites legais, é importante ressaltar que o Instituto Federal Fluminense só pode ampliar a Unidade de Formação de Cordeiro, ação precedente à criação do Campus Avançado, de posse do documento oficial de cessão. O Colégio Ítalo Mileno Lopes pertence ao Governo do Estado e precisa dessa outorga para que seja compartilhado com a União, que é a real responsável pela atuação do IFF.
“Já entregamos um segundo ofício ao governador e estamos otimistas quanto a uma resolução rápida e positiva para comemorarmos essa conquista, que, como venho dizendo, será um divisor de águas para a educação de Cordeiro. Agradeço a todos os empenhados nessa tentativa”, emenda Maria Helena.