Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Autoridades de saúde alertam sobre cuidados com a dengue

Autoridades de saúde alertam sobre cuidados com a dengue

Autoridades de saúde alertam sobre cuidados com a dengue
Cordeiro se mobiliza na prevenção aos focos do mosquito
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Segundo informações do IBGE, baseadas no último recenseamento, Cordeiro possui 21.158 habitantes. Em virtude do número de residências, existem situações que precisam ser observadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aaegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, entre outras.
Com a iminente chegada das chuvas, são intensificadas também as campanhas para evitar esses que são considerados problemas graves de saúde pública. Atualmente, a Secretaria de Saúde de Cordeiro coordena as visitas domiciliares para tratamento e eliminação de focos, com a presença dos agentes de endemias em pontos estratégicos cadastrados regularmente, atualizados e tratados. O controle do vetor é realizado através varreduras nos bairros, obedecendo ao cronograma de ação.
Contudo, os agentes fazem um apelo aos moradores, já que a participação deles é fundamental para minimizar o surgimento do mosquito e, consequentemente, das doenças. O pedido é para que os cordeirenses separem alguns minutos do dia para vistoriar a casa, especialmente após as chuvas, para evitar o acúmulo de água e a proliferação das larvas. “Quando forem viajar para outras cidades ou regiões, utilizem repelentes para evitar que haja casos adquiridos fora de Cordeiro”, orienta um agente.
“É preciso nos conscientizar que o controle do mosquito é responsabilidade de todos nós: órgãos públicos, associações de moradores, clubes e segmentos religiosos, enfim, de toda população. A prevenção continua sendo a melhor maneira de lutarmos contra esses males”, colocou a secretária de Saúde, Vânia Huguenin.
Confira dicas de prevenção: evite acúmulo de água, o mosquito coloca seus ovos em água limpa; coloque tela nas janelas para proteger sua família; ponha areia nos vasos de plantas, pois ela conserva a umidade e evita que o prato se torne criadouro de mosquitos; seja consciente com seu lixo; disponha desinfetante nos ralos de cozinhas e banheiros; limpe as calhas, piscinas e aquários; use inseticidas e larvicidas, que têm eficácia comprovada; e reavalie o uso de repelentes, principalmente em viagens ou locais com muitos mosquitos.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado