Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa
Secretário alerta produtores sobre a necessidade de vacinar o rebanho
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
O secretário de Agricultura de Cordeiro, Márcio Sauerbronn, vem alertando os produtores rurais do município, até com certa antecedência, particularmente os pecuaristas, para que se mantenham atentos quanto ao início da 1ª Etapa da Campanha contra a Febre Aftosa, que terá início no mês de maio.
A vacinação tem como objetivo a imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades e a meta é superar os índices alcançados no ano passado, quando foram vacinados mais de 90% do rebanho local. Agora, com a proximidade da campanha, em sua primeira etapa, a intenção é ampliar ou manter a marca de 2016. Deve ser vacinado todo rebanho bovídeos (bovinos e bubalinos).
Quanto a vacinação, os criadores devem se manter ligados também a alguns cuidados importantes na hora do gado receber a dose da vacina. Realizar a vacinação no período mais fresco do dia; sempre manter a vacina numa temperatura adequada, entre 2 a 8 graus, para que não congele e ou fique em temperatura elevada, causando perda na eficácia; e ter rigor com limpeza e higiene de seringas e agulhas utilizadas.
Sauerbronn lembra ainda que o produtor que não vacinar seu rebanho no período terá a propriedade interditada para comercialização de animais e produtos, como por exemplo, o leite, além de receber uma notificação para a regularização da vacinação compulsória dos seus animais com acompanhamento do serviço oficial de defesa e um auto de infração por animal não vacinado dentro do prazo.
Ema caso de dúvidas, os pecuaristas podem entrar em contato com a Defesa Sanitária Animal, cuja sede está localizada no prédio popularmente conhecido como ‘Palácio de Cristal’, no interior do Parque de Exposições Raul Veiga. “Nossa missão enquanto entes públicos é deixar os criadores sempre bem informados. Afinal, para eles é bom esse alerta, pois assim consegue garantir um rebanho saudável para a venda”, acredita Márcio Sauerbronn.
TEXTO – RICARDO VIEIRA
ARTE – CÍCERO MARRA/DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado