Capacitação aborda o acolhimento de crianças em Cordeiro

Ação foi executada pela equipe do Fundo Municipal de Assistência Social
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, por intermédio da equipe do Fundo Municipal de Assistência Social, realizou recentemente, no Centro de Inclusão Digital Dilta de Carvalho Feijó, na sede da Secretaria de Educação, um curso de capacitação cujo objetivo é aumentar as noções de sensibilidade e responsabilidade quanto ao atendimento das crianças e adolescentes do município que se encontram em estado de vulnerabilidade.
O público alvo foram exatamente os profissionais das instituições de acolhimento para crianças e adolescentes, que puderam ser orientados através da abordagem de temas como princípios, diretrizes, metodologia e funcionamento das entidades especializadas nesse segmento. Os participantes saíram do encontro otimistas e mais bem instruídos, com todos declarando que a experiência foi bastante significativa e que os conceitos repassados poderão ser aplicados no cotidiano.
Segundo a instrutora Rachel Habib, observando a perspectiva do entendimento da responsabilidade no acolhimento das crianças e adolescentes e suas famílias – que chegam às instituições oriundas das mais variadas frentes, marcadas por sofrimento, dor, exclusão e violação de seus direitos – foi possível realizar uma formação continuada dos diversos atores de Cordeiro envolvidos com a infância e adolescência.
“A capacitação teve como base reavaliar os conceitos de infância, adolescência, família e instituição. Assim, traremos à tona uma nova perspectiva para que possamos intervir apropriadamente na vida desses indivíduos. Foram dois dias de muita reflexão, trocas significativas, aprendizado e construção de um saber para além das técnicas e metodologias cristalizadas pelo cotidiano normalizador”, expôs Rachel Habib.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO