Carnaval das Matinês dita o ritmo da folia em Cordeiro

Bailes infantis reúnem crianças e familiares no centro da cidade
IMPRENSA CORDEIRO– CIDADE EXPOSIÇÃO
Com a proposta de oferecer aos cordeirenses uma festa popular diferente, mas fazendo questão de que o clima familiar tomasse conta dos quatro dias de folia, a Prefeitura de Cordeiro, através das secretarias de Turismo e de Cultura, idealizou o Carnaval das Matinês, cuja programação está sendo realizada na Avenida Raul Veiga, no centro da cidade, desde sábado, dia 10, e termina na terça-feira, 13 de fevereiro, com uma infraestrutura voltada para a comodidade, conforto e segurança das famílias.
Embora tenha tentado a realização de um carnaval que incluísse os desfiles de escolas de samba e blocos na ‘passarela’, o prefeito Luciano Batatinha se viu na obrigação de projetar um carnaval mais simples e com poucos gastos, haja vista as reais condições financeiras da Administração Municipal, que ainda enfrenta sérias dificuldades. Ele reafirmou que a prioridade continua sendo resolver questões como a reabertura do Hospital Antônio Castro e o pagamento dos servidores municipais.
Mesmo com a programação voltada aos bailes infantis no coreto da praça, a festa está oferecendo diversão, entretenimento e confraternização, em especial à garotada, que conta com uma programação eclética e brinca em segurança, sem se preocupar com o calor ou a possibilidade de chuva, graças às duas tendas, ornamentadas com enfeites temáticos relativos ao carnaval, e montadas nas proximidades do palco, onde acontece apresentação de bandinha de metais, com um repertório tradicional e agradável; danças típicas; participação de DJ’s; e concurso de dança, entre outras atrações.
Um dos momentos de maior empolgação e alegria, no entanto, tem sido o tradicional e aguardado banho de espuma, que vem fazendo a criançada se esbaldar e se refrescar, já que o forte calor típico dos finais de tarde do verão se faz presente também. Eles desfrutam da programação conduzidos por ritmos como samba, marchinha, frevo e samba-rock, entre outros gêneros musicais que ditam o tom da folia na Praça Coronel Antônio Pinto. O clima é de fraternidade entre as famílias e suas crianças, que também estão vivenciando um pouco dos antigos carnavais, onde apenas a alegria tomava conta da festa mais popular do país.
“Quem ainda não veio se divertir com a gente, ainda dá tempo. Temos mais dois dias de animação. Convido todas as famílias cordeirenses a vir ao centro conhecer de perto o Carnaval das Matinês, que além de uma programação bem elaborada ainda tem à disposição dos participantes uma decoração bacana, com iluminação especial, banheiros químicos e um clima de segurança bem ao estilo familiar”, relata o assessor de Turismo, Joberson Lopes que assina a parte visual do evento.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA