Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Centro de Referência da Assistência Social de Cordeiro

Centro de Referência da Assistência Social de Cordeiro

Centro de Referência da Assistência Social de Cordeiro
Aliado indispensável no fortalecimento das relações humanas
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
A Prefeitura de Cordeiro, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, tem como aliada uma instituição que funciona como alicerce no desenvolvimento de ações totalmente voltadas à valorização da condição humana e da integração entre as pessoas de uma mesma comunidade: o CRAS, que é o Centro de Referência da Assistência Social.
Entretanto, nem todos conhecem a fundo as atribuições de uma unidade do CRAS. Na verdade ele é a porta de entrada da assistência social, que se posiciona num local público, prioritariamente nas áreas em que são detectadas as maiores vulnerabilidades sociais e onde são oferecidos serviços de assistência social com o objetivo de fortalecer a convivência no seio familiar e com a comunidade.
Conhecendo bem o seu território, o CRAS promove o acesso da população a serviços, benefícios e projetos, tornando-se uma referência para a população local. Com esse conhecimento territorial, a equipe do CRAS apoia ações comunitárias como palestras, campanhas e eventos, atuando no ambiente da comunidade e construindo soluções para o enfrentamento de dificuldades como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, deficiência no transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer e cultural, entre outros problemas.
Dentre os Serviços e Programas Ofertados pelo CRAS, se destacam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, entre eles BPC (Benefício de Prestação Continuada) e PBF (Programa Bolsa Família), além de benefícios eventuais.
Outra oferta de peso são as oficinas participativas, dentre as quais Artesanato (Crochê, Material Reciclável, Patch Colagem e Vagonite); Canto e Coral; Culinária; Dança; Fanfarra; e Teatro. O público atendido abrange famílias e indivíduos em situação grave de ausência de proteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Mais informações sobre o CRAS nas unidades: Lavrinhas – Rua Eugênio Tavares, n° 51, Jardim de Alah, na rua do Horto Municipal, telefone (22) 2551-1014; Rodolfo – Rua Maestro João Macedo, n° 76, Rodolfo Gonçalves, em frente à rua da Câmara Municipal, telefone (22) 2551-3876; e Manancial – Rua Romualdo Pereira Lopes, Manancial, ao lado do PSF, telefone (22) 2551-4929.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado