Centro de Referência da Assistência Social de Cordeiro

Aliado indispensável no fortalecimento das relações humanas
A Prefeitura de Cordeiro, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, tem como aliada uma instituição que funciona como alicerce no desenvolvimento de ações totalmente voltadas à valorização da condição humana e da integração entre as pessoas de uma mesma comunidade: o CRAS, que é o Centro de Referência da Assistência Social.
Entretanto, nem todos conhecem a fundo as atribuições de uma unidade do CRAS. Na verdade ele é a porta de entrada da assistência social, que se posiciona num local público, prioritariamente nas áreas em que são detectadas as maiores vulnerabilidades sociais e onde são oferecidos serviços de assistência social com o objetivo de fortalecer a convivência no seio familiar e com a comunidade.
Conhecendo bem o seu território, o CRAS promove o acesso da população a serviços, benefícios e projetos, tornando-se uma referência para a população local. Com esse conhecimento territorial, a equipe do CRAS apoia ações comunitárias como palestras, campanhas e eventos, atuando no ambiente da comunidade e construindo soluções para o enfrentamento de dificuldades como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, deficiência no transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer e cultural, entre outros problemas.
Dentre os Serviços e Programas Ofertados pelo CRAS, se destacam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, entre eles BPC (Benefício de Prestação Continuada) e PBF (Programa Bolsa Família), além de benefícios eventuais.
Outra oferta de peso são as oficinas participativas, dentre as quais Artesanato (Crochê, Material Reciclável, Patch Colagem e Vagonite); Canto e Coral; Culinária; Dança; Fanfarra; e Teatro. O público atendido abrange famílias e indivíduos em situação grave de ausência de proteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Mais informações sobre o CRAS nas unidades: Lavrinhas – Rua Eugênio Tavares, n° 51, Jardim de Alah, na rua do Horto Municipal, telefone (22) 2551-1014; Rodolfo – Rua Maestro João Macedo, n° 76, Rodolfo Gonçalves, em frente à rua da Câmara Municipal, telefone (22) 2551-3876; e Manancial – Rua Romualdo Pereira Lopes, Manancial, ao lado do PSF, telefone (22) 2551-4929.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA