Cerimônia destaca importância do Dia da Independência em Cordeiro

Autoridades prestigiam Solenidade de Hasteamento das Bandeiras
“Cordeiro acordou em festa para comemorar os 196 anos da Independência do Brasil, resultado de uma decisão do imperador D. Pedro I, que não hesitou em tomá-la diante da impossibilidade de governar, subordinado às decisões e medidas da Corte Portuguesa, das quais discordava por acreditar que exploravam o Brasil. E sua voz, então, expressou o que o coração e a razão ditavam: ou acontece a Independência do Brasil ou haverá morte, consequência da luta que se travaria”.
Foi com esse texto que a Secretaria de Educação de Cordeiro iniciou a Solenidade de Hasteamento das Bandeiras, realizada na manhã da última sexta-feira, dia 7 de setembro, na sede da entidade, marcando o início das comemorações pelo Dia da Independência do Brasil. Além do prefeito Luciano Batatinha e da vice Maria Helena, participaram o presidente da Câmara, Elielson Francinha, e o comandante da 3ª e 4ª Companhias de Policiamento do 11º Batalhão da PM, Tenente Jonas Gonçalves.
Com a qualidade costumeira de seus músicos, a Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense mais uma vez abrilhantou o evento. Sob a batuta do maestro Clayton Guimarães, a centenária banda executou os hinos do Brasil, de Cordeiro e da Independência, enquanto as autoridades hasteavam os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal observadas por estudantes, professores e integrantes da comunidade.
Ao fazerem uso da palavra, o prefeito Luciano Batatinha, a vice-prefeita Maria Helena, o presidente do Legislativo Elielson Francinha e a secretária de Educação Telma Macedo apresentaram discursos similares, alinhados e coerentes, destacando a importância de manter a tradição das comemorações e assim despertar na população – especialmente nos mais jovens e estudantes – o respeito ao civismo e o amor à pátria.
“Parabéns ao Brasil pelo Dia da Independência, a Cordeiro por comemorar a data em grande estilo e a todos que se empenharam para realizar essa solenidade e os desfiles, reunindo novamente a população no centro da cidade. Aos integrantes de cada escola, à Secretaria de Educação e setores envolvidos e, principalmente, aos estudantes e familiares o meu agradecimento sincero por esse momento”, declarou Batatinha.
Também prestigiaram a solenidade a primeira dama Kilza Ramos, secretários da Administração Municipal, os vereadores André Chupeta, Fabíola Bianchini e Furtuoso Lopes e a representante do Conselho Tutelar Renata Perrut.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA