Cesta Básica agora com absorventes femininos

Absorventes agora fazem parte dos itens essenciais da cesta básica no município de Cordeiro. O Projeto de Lei nº 2588/2022, de acordo com o anteprojeto de lei 393/2022, de autoria do vereador Matheus Mattos (PP), inclui o absorvente feminino na lista de produtos da cesta básica e autoriza a concessão de absorventes higiênicos para usuárias dos equipamentos sociais, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. Ao todo, serão 4800 cestas concedidas pela Prefeitura de Cordeiro.
O Brasil vive o que é chamado de pobreza menstrual, que é a dificuldade de acesso aos absorventes higiênicos, seja por falta de recursos, constrangimento ou falta de políticas públicas de distribuição gratuita. Há, ainda, o perigo do uso de materiais inadequados, como jornal, papel higiênico, miolo de pão ou tecidos, e ainda a troca infrequente dos absorventes que pode trazer riscos para a saúde, como infecções.
Esse projeto não trata apenas da distribuição de absorventes higiênicos para as mulheres e estudantes do município, mas sim de levar dignidade e esperança por um futuro mais justo e igualitário às nossas munícipes.