Começa nesta sexta-feira o

Começa nesta sexta-feira o ‘Curta Cordeiro’
Mostra apresentará gratuitamente filmes em curta metragem
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO
Idealizado pela Casa Cinco, com curadoria de Maria Clara Guim, produção executiva de Monique Cruz e produção local de Paula da Guia, começa nesta sexta-feira, 15, o ‘Curta Cordeiro’, que durante três dias – o evento se encerra domingo, 17 – exibirá 19 curtas metragens. No sábado, 16, às 21 horas, o longa ‘A Batalha do Passinho’ abordará o fenômeno do funk carioca. O ‘Curta Cordeiro’ terá entrada franca.
Durante a mostra serão realizadas duas oficinas também gratuitas voltadas a jovens e adultos a partir de 16 anos, que terão aula de incentivo à produção cultural com a cineasta Manaíra Carneiro, e crianças de oito a 15 anos, que receberão aulas de jogos dramáticos com a atriz e produtora teatral Natasha Corbelino. As fichas de inscrição estão disponíveis no Facebook do ‘Curta Cordeiro’ e da Secretaria de Cultura.
Os filmes escolhidos têm temas e formatos variados. Serão exibidos ficções, documentários, experimentais e animações. No domingo, 17, para encerrar o evento, às 17 horas, a programação será inteiramente dedicada ao público infantil e todos os filmes terão classificação livre. Para acessar a sessão serão distribuídas senhas duas horas antes das sessões, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense.
O projeto foi vencedor do Edital de Mostras e Festivais 2016, promovido pela Riofilme – Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Conta com o apoio da Prefeitura de Cordeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense e Rota 116.
Confira a programação: Sexta-feira, 15, a partir das 19 horas – Heitor, carioca dos Prazeres (Documentário sobre o artista Heitor dos Prazeres); A bagunça eterna (Pedro arruma seu quarto após anos de bagunça acumulada); Efeito Casimiro (História que parece filme de ficção científica e aconteceu em Casimiro de Abreu); Depois de tudo (Depois da despedida, a espera. Depois da espera, a volta); QUIJAUA (Em Angola, quijaua significa ritual de cura e fortalecimento feminino); Retrato falhado (História de um retratista da polícia); Quintas Intenções (Neco e Vera, amigos de faculdade, se reencontram numa livraria); A hora das almas (Entre os muitos vestidos, Mariantonia não vê o tempo passar, costurando a noite toda). Sábado, 16, a partir das 19 horas – Mar de fogo (Um ensaio sobre a gênese de “Limite” (1930) de Mário Peixoto); Uma breve história de fogachos, queijinhos e Miranda (Miranda, uma empregada doméstica glutona, furta, à noite, alimentos na geladeira da patroa); Até a China (Fui pra China só com bagagem de mão); Um outro ensaio (Ele e Ela são um casal apaixonado que tentam se adaptar a nova situação em suas vidas); Maridos, amantes e pisantes (Um quarto. Um marido, um amante, um armário); Aceito (Junior resolve preparar uma surpresa para pedir seu namorado em casamento); Sábado, 16, a partir das 21 horas – A batalha do Passinho (O Passinho explodiu e mudou a cara da periferia carioca). Domingo, 17 a partir das 17h – Ilha das crianças (É dia de Cosme e Damião na Ilha de Paquetá); Valentina (Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir ao espaço. Clara sonha seguir seus passos); Mãos de Vento, Olhos de Dentro (Um filme sobre a amizade entre Lia, uma menina cega e um menino solitário); A culpa é do Neymar (Túlio, garoto suburbano, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar); O Sapo (Para se aproximar da garota de seus sonhos, Lucas viverá o papel de sua vida).
TEXTO – DIVULGAÇÃO / FOTO – ASSESSORIA DE IMPRENSA