Conselho do FUNDEB empossa novos integrantes em Cordeiro
Secretária de Educação destaca importância dos conselheiros
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Em solenidade ocorrida em meados do mês de junho, no Centro de Inclusão Digital Dilta de Carvalho Feijó, sede da Secretaria de Educação de Cordeiro, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) empossou os novos membros para atuarem no biênio 2018/2019.
Durante o ato, a secretária de Educação destacou a importância da atuação dos conselheiros para o setor educacional e para a sociedade cordeirense. “Por ser um órgão de controle e fiscalização das ações governamentais, o Conselho do FUNDEB é a própria representação da comunidade junto à gestão pública, acompanhando todas as ações, criticando, sugerindo e observando aquilo que o Governo Municipal promove em relação à Educação”, declarou Telma Macedo.
Embora não seja remunerado, o trabalho dos conselheiros é fundamental. Dentre as atribuições está a verificação da aplicação dos recursos do FUNDEB, onde 100% são investidos em folha de pagamento dos profissionais. Cabe ainda elaborar parecer final dos gastos com educação, que então é encaminhado ao Tribunal de Contas (TCE/RJ) e atuar junto aos programas Nacional de Transporte Escolar (PNATE), de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), e de Educação Infantil para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Na solenidade, também foi eleita a nova presidência, que terá Leandro de Mattos Ribeiro como presidente e Alessandra Pereira Gil atuando como vice-presidente. O Conselho do FUNDEB é formado por titulares e suplentes do Poder Executivo; professores de Educação Básica Pública; diretores, servidores, pais de alunos e estudantes das Escolas Básicas Públicas; e Conselho Municipal de Educação.
O Conselho do FUNDEB ficou assim: Conselho Municipal de Educação – Renata Feijó e Laís Malaquias; Diretores das Escolas Básicas Públicas – Alessandra Gil e Alciene Marini; Estudantes da Educação Básica Pública – Anna Luiza Werneck e Alice Ladeira; Pais de Alunos da Educação Básica Pública – Bethânia Ribeiro, Miriã Guimarães, Maria Aparecida Silva e Nilmar Muniz; Poder Executivo Municipal – Leandro Ribeiro e Eliani Pinto; Secretaria de Educação – Ana Maria Araújo Werneck e Ana Paula Barros; Professores da Educação Básica Pública – Gleice Mara Alves e Elisangela Ferreira; Servidores Técnicos-Administrativos das Escolas Básicas Públicas – Marinez Calvo e Matheus Brum.
TEXTO – RICARDO VIEIRA (COLABORAÇÃO MATHEUS BRUM) / FOTOS – DIVULGAÇÃO