Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Coordenação Ambiental realiza encontro em Cordeiro

Coordenação Ambiental realiza encontro em Cordeiro

Coordenação Ambiental realiza encontro em Cordeiro
Ações da Secretaria de Meio Ambiente foram destaque da reunião
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, aconteceu na segunda-feira, 4, no Centro de Educação e Proteção Ambiental de Cordeiro (CEPAC), no Manancial, a primeira reunião da Coordenação Ambiental, que contou com a presença de professores representando as escolas públicas e privadas do município.
Durante o encontro – que destacou o trabalho de Educação Ambiental iniciado em 2017, através da atuação dos educadores ambientais Altino Benício, Jacqueline Ramos e Giovana Marini – foram abordadas todas as rotinas da Secretaria de Meio Ambiente, além de também ter marcado a apresentação da coordenadora do CEPAC, professora Jacqueline Ramos, que juntamente com a equipe passou a relatar os projetos.
São várias as frentes de atuação, entre as quais merecem visibilidade o projeto EcoEnel, que consiste na coleta do lixo limpo, ofertando aos munícipes que participam um bônus na conta de energia elétrica. Em 2017 foram coletadas 9 toneladas e 700 quilos e a projeção da Secretaria de Meio Ambiente é que esse ano aja um acréscimo.
Também se destacam projetos como o ICMS Ecológico, enviado esse ano, no início do mês de abril; SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), abordando questões sobre Resíduos Sólidos e Águas Pluviais; Plano de Saneamento Básico, que está em fase de conclusão; PROVE (Programa de Coleta de Óleo Vegetal), que também vem sendo aderido pela população; PEV (Programa Escola Verde), outra iniciativa em Educação Ambiental; e PHE (Projeto Horta Escolar).
Outras investidas da equipe ambiental de Cordeiro são a viabilização de castração de cães e gatos para a população, recuperação de nascentes, instalação de cercas de proteção das áreas de nascentes e reflorestamento, colocação de porteiras e placas de sinalização, algumas delas em parceria com os ciclistas. Além disso, também se destaca a implementação das APAS (Áreas de Proteção Ambiental), com ênfase para as que estão localizadas no Manancial, Mata do Posto e Recanto das Palmeiras.
O secretário de Meio Ambiente, Amarildo Lanes, ressaltou a importância da Educação Ambiental. Para ele, os coordenadores têm papel fundamental na conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem. “O trabalho deles está voltado a despertar nos munícipes a necessidade de valorizar a qualidade de vida através do respeito ao meio ambiente. O maior objetivo é criar uma nova mentalidade sobre como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, mantendo um comportamento capaz de garantir o equilíbrio entre homem e ambiente”, disse Lanes.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado