Cordeiro atinge metas do Cad

Cordeiro atinge metas do CadÚnico e Programa Bolsa Família
Nem todos sabem que o Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que registra as informações de cada família de baixa renda, identificando seus membros e respectivas condições socioeconômicas. O Governo Federal utiliza os dados para conceder benefícios como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) Idoso e Deficiente, ID Jovem e Programa Bolsa Família.
Sobre o Bolsa Família, é um programa de transferência de renda que beneficia famílias extremamente pobres, com renda mensal de até R$ 85,00 por pessoa, ou pobres, com renda entre R$ 85,01 e R$ 170,00 por pessoa mensalmente. Esse perfil é identificado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A boa notícia para Cordeiro é que em 2017 a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos conseguiu fechar o ano com um avanço considerável. A taxa de atualização do Cadastro Único, que estava abaixo da média nacional no início de 2017, após o trabalho da atual equipe saltou em dezembro para 75,30%, acima da média nacional. A cobertura do Bolsa Família, que era de 43,77%, fechou dezembro com 90,21% após as ações. “Fechamos o ano com 756 famílias beneficiárias do Bolsa Família e 1.868 inseridas no CadÚnico”, comemora a secretária Letícia Reis.
O objetivo é avançar ainda mais, reforçando ações como reuniões com a equipe; mutirões de atualização e inserção do CadÚnico nos CRAS Lavrinhas, Rodolfo e Manancial; e projeto CRAS Itinerante na Pena, facilitando o acesso das famílias da zona rural. A Assistência Social investiu em Capacitação Regional de Entrevistadores do CadÚnico e Seminário sobre Sistemas de Condicionalidades do Programa Bolsa Família. A parceria com a Secretaria de Educação é fundamental, pois esta atua no lançamento de dados de frequência escolar. Com a Secretaria Saúde ocorre a atualização de dados como peso e altura dos beneficiários que alimentam o sistema.
As ações de 2018 já confirmam que o primeiro semestre terá novamente um saldo positivo. A taxa de atualização do Cadastro Único passou de 75,30% para 82,39%, ultrapassando a média nacional conforme apurado em abril. Já a cobertura do Bolsa Família pulou de 90,21% em dezembro para 102, 03%, com 855 famílias beneficiárias e 1.966 inseridas no CadÚnico. A taxa de acompanhamento da frequência escolar está em 89,19%. Na área de saúde, 613 famílias foram acompanhadas, o que corresponde a 94,89% do público alvo.
Diante das ações realizadas pela gestão do CadÚnico e Bolsa Família, o Índice de Gestão Descentralizada – que era de 0,6 – passou a 0.87. A equipe continua fazendo as atualizações de segunda a sexta, de 8h às 16h, nos CRAS do município. Quem não fez sua atualização ou quer mais informações deve procurar seu CRAS de referência.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – DIVULGAÇÃO