Cordeiro celebra Dia de Conscientização do Autismo com passeata

Estudantes do município dão exemplo de respeito à diversidade
Numa manhã proveitosa nos quesitos mobilização e respeito às diversidades, a terça-feira, dia 2 de abril, reuniu dezenas de pessoas na Praça Coronel Antônio Pinto, em Cordeiro, para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Organizado pela Secretaria de Educação, o encontro chamou a atenção de quem passava, que então pôde conhecer o trabalho de inclusão da educação no município, cujo aprendizado auxilia no processo de lidar com essas diversidades e compreender que esse caminho novo precisa ser percorrido gradativamente todos os dias.
Ciente da responsabilidade social, a Secretaria de Educação liderou uma emocionante movimentação que parou o centro da cidade, reunindo alunos, professores, mediadores e gestores de escolas abordando a conscientização sobre o autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sociedades e governantes sobre esse tema e ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer dúvidas.
A abordagem é fundamental para mostrar que o autismo não é uma doença, mas um transtorno que afeta pessoas com a síndrome neuropsiquiátrica, que pode redundar em maior ou menor limitação na comunicação e interação social e comportamentos estereotipados, repetitivos e com interesses restritos. A gravidade varia e o autismo é único para cada pessoa. Há níveis diferentes e até mesmo pessoas com o transtorno que não apresentam nenhum atraso mental.
A passeata reuniu as escolas Rita Cabral (Manancial), Zuleika Rodrigues (Retiro Poético), Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves, Jardim de Infância Eny Galvoza (Arraial do Sapo), Nelly Maranhão (São Manoel), José Pinho (IPERJ), Cantinho Encantado (Jardim de Alah), Constança Soares (Lavrinhas), Creche Casarão (Retiro Poético), Creche Padre Antônio Claret (Jardim de Alah), RESOLVE, APAE-Cordeiro, CIEP Oswaldo Cruz (Posto Zootécnico), Instituto de Educação Inocêncio de Andrade (Centro) e Colégio Estadual Constança Soares (Lavrinhas).
“Entender o autismo não é tarefa fácil. Estamos dispostos a aprender e isso é o que vale a pena, pois caminhar juntos é nossa missão. Assim, mais que um dia de conscientização, teremos a construção do aprendizado onde o amor pela causa fará morada. E onde há amor é impossível não dar certo”, disse a secretária Telma Macedo, que liderou a passeata juntamente com sua equipe. Também participaram a vice-prefeita Maria Helena, a vereadora Beth do Postinho e os secretários de Cultura Zica Medeiros e de Fazenda Thiago Romito.
TEXTO / FOTOS – RICARDO VIEIRA