Cordeiro cria Centro de Educação e Proteção Ambiental

Espaço foi inaugurado pelo prefeito no bairro Manancial
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Uma tarde dedicada à abertura de um espaço voltado às questões ambientais. Assim transcorreu a solenidade de inauguração do Centro de Educação e Proteção Ambiental de Cordeiro (CEPAC), realizada nesta quarta-feira, 28, no bairro Manancial.
Idealizado para permitir a troca, aquisição e compartilhamento de valores ambientais, por meio de debates, reflexões, dinâmicas e atividades práticas, onde serão disseminadas informações essenciais, o CEPAC abrigará intervenções, palestras, oficinas, cursos e atividades socioambientais para diversas faixas etárias, especialmente alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Cordeiro e região vizinha.
O prefeito Luciano Batatinha se pronunciou avalizando o novo espaço. Empolgado com os avanços ambientais já conquistados, ele agradeceu à equipe de Meio Ambiente e se emocionou vendo as futuras gerações participarem. “Testemunhando essas crianças da Escola Rita Cabral, aqui do Manancial, cantando os hinos e vivenciando nossa luta em defesa do ambiente, creio que nossa luta não será em vão. Parabéns aos profissionais que lutaram por esse projeto”, discursou Batatinha.
No mesmo tom, a vice-prefeita enfatizou o trabalho de educadores e coordenadores ambientais, apontando-os como atores principais quando o tema é defender o meio ambiente. “A consolidação desse espaço comprova que ainda existem pessoas com visão protecionista e boa vontade para auxiliar nossas futuras gerações. A esses personagens, nosso respeito e admiração”, destacou Maria Helena.
Anfitrião do encontro e entusiasta da criação do CEPAC, o secretário de Meio Ambiente não economizou elogios àqueles que julga verdadeiros abnegados ao abraçar um projeto de tamanha necessidade e que certamente será um divisor de águas para Cordeiro e região. “Espero que façamos nascer aqui uma nova forma de defender o planeta”, declarou Amarildo Lanes, agradecido aos companheiros pelo apoio irrestrito.
O CEPAC já conta com auditório, sala de oficinas, biblioteca, espaço cirúrgico de castração de animais e horta medicinal. E ainda estão em fase de estudo e implantação depósito para animais de pequeno porte e curral para os de médio e grande porte, cozinha experimental, pomar e floresta medicinais, laboratório das águas, sementeiras e áreas de compostagem, biodigestão, nucleação e reflorestamento. Participaram ainda os vereadores Róbson Careca e Furtuoso Lopes; dirigentes do INEA, Marcelo Schuenck e Vinícius Araújo; secretários municipais; diretores de escolas; e o secretário de Meio Ambiente de Macuco, Firmo Daflon.