Cordeiro dá um passo gigantesco em favor da Educação Inclusiva

Município inaugura Sala de Recursos Ismélia Rodrigues Monteiro
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Uma tarde de realização de um sonho, de um ideal educacional dos que defendem a igualdade de direitos. Assim foi a sexta-feira, 9 de junho, dia da inauguração, no Jardim de Infância Municipalizado Eny Galvoza da Costa, em Cordeiro, da Sala de Recursos Ismélia Rodrigues Monteiro, voltada à atenção integral aos alunos com necessidades especiais.
Idealista e entusiasta do tema, a saudosa Ismélia Monteiro foi justamente homenageada. Em vida, ela defendeu com paixão e abnegação a educação inclusiva, sonhando com a oferta da mesma qualidade de ensino para todos, sem distinção. E a inauguração do espaço contou com seus familiares, que viram emocionados o diretor de Cultura da cidade, ator Cássio Campos, encenar um poema escrito por ela, abrindo a solenidade, que teve ainda a execução dos hinos nacional, municipal e do mencionado educandário, com a participação de seus pequenos alunos.
Representando os mediadores, que auxiliam nos serviços da educação inclusiva, Cíntia Vidal abriu os discursos, seguida da coordenadora da Educação Inclusiva, Laís Malaquias, e da diretora do Jardim de Infância, Cristine Bonan. Em tom de emoção, todas enalteceram a iniciativa da Secretaria de Educação, cuja equipe foi também muito elogiada pela execução de todo o projeto.
Comovido pela lembrança da amiga homenageada, o secretário de Educação declarou que a luta de Ismélia não foi em vão, principalmente porque ela demonstrou estar além do seu tempo, com atitude e sensibilidade. “Ismélia nos ajudou a compreender que essas crianças não são invisíveis, estão no meio de nós e precisam de nós. Por isso, agradeço ao prefeito na certeza de que esse é apenas um dos espaços que ainda vamos conquistar para a educação inclusiva”, discursou Luiz Antonio Cavalheiro.
A vice-prefeita também deixou sua mensagem, reconhecendo os préstimos de Ismélia Monteiro e relembrando a dedicação da filha do ex-prefeito de Cordeiro, Cesar Monteiro. “Esse espaço é um marco em nossa cidade e norteará a luta dos mediadores para o sucesso da educação inclusiva. Ismélia é a semente plantada por seu pai, nosso saudoso ex-prefeito, e hoje vemos que seus ideais prosperaram e nos presentearam com esse espaço fundamental”, disse Maria Helena.
Mantendo o tom emotivo, Cláudia Monteiro, sobrinha de Ismélia, relatou que, além da cidade ter como diferencial a educação inclusiva, sua família ganha um carinho a mais com a homenagem. “Tudo aqui vivenciado tem um pouco dela: ação, movimento, atitude e vida. Nosso agradecimento pelo momento inesquecível”, destacou Cláudia.
Fechando a solenidade, o prefeito Luciano Batatinha reforçou o fato de que Ismélia Monteiro carregava consigo a benevolência dos idealistas e defensores do pensamento igualitário. “Ter uma sala de recursos multifuncionais em nossa rede é uma iniciativa inédita e definitiva, o que certamente agradaria nossa homenageada. Parabenizo a todos que estão comprometidos com a educação em nosso município e aos familiares por tudo que ela representou para nossa terra”, colocou o prefeito. Também marcaram presença os vereadores Róbson careca, Fabíola Bianchini e Furtuoso Lopes.