Cordeiro declara guerra ao mosquito Aedes Aegypti

Secretaria de Saúde lidera ação conjunta e mobiliza a comunidade
Mesmo realizando visitas periódicas em todos os bairros da cidade, num trabalho árduo e cansativo, mas extremamente necessário, a atuação dos ótimos agentes de endemias de Cordeiro não parece ser o suficiente para conter os avanços de um inimigo que pode trazer sérios danos à população e colocar as famílias em estado de alerta: o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Para dar sequência ao ‘Projeto #PartiuCordeiro, iniciado em 2017 e cujo intuito é conscientizar a população sobre os perigos das doenças e fazer dos moradores ‘bons combatentes’ desses males, a Secretaria de Saúde de Cordeiro volta a priorizar a divulgação maciça das informações sobre o tema, já que existe por parte da Secretaria de Estado de Saúde o temor do surgimento de epidemias de Chikungunya, o que faz crescer a urgência da mobilização contra o mosquito.
Na segunda-feira, 3, no Centro de Inclusão Digital, a secretária de Saúde, Vânia Huguenin, reuniu companheiros de administração e falou do Programa Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, que prevê a participação do governo e da comunidade cordeirense, que deve ser a maior aliada das ações, especialmente para somar esforços e diminuir os focos do mosquito em todos os bairros.
“Precisamos fortalecer o conceito de mudança de comportamento e adoção de práticas para a manutenção de um ambiente domiciliar preservado da infestação pelo Aedes Aegypti. Trocando em miúdos, todos somos responsáveis por manter nossas casas limpas e livres desse invasor indesejado. Faremos diversas manifestações, incluindo Mutirões de Limpeza. Contamos com o envolvimento de todos”, disse Vânia.
Antes de encerrar o encontro, ficou acertado que cada uma das secretarias e departamentos que integram a Administração Municipal Cordeirense deverá se responsabilizar por medidas que fortaleçam o programa de combate. Os mutirões ocorrerão já na segunda quinzena de dezembro e a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cordeiro irá repassar dias, locais e horários das ações para que todos colaborem.