Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Cordeiro exibe relatório financeiro do 3º Quadrimestre de 2017

Cordeiro exibe relatório financeiro do 3º Quadrimestre de 2017

Cordeiro exibe relatório financeiro do 3º Quadrimestre de 2017
Prestação de Contas foi realizada em Audiência Pública na Câmara
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal – que obriga o Poder Executivo a exibir o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, seguindo o parágrafo 4º, do artigo 9º da Lei Complementar número 101/2000 – em Audiência Pública realizada na terça-feira, 27, na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Cordeiro apresentou a Prestação de Contas do Terceiro Quadrimestre de 2017.
Novamente o destaque negativo foi a ausência da população, que mesmo após a divulgação da Audiência Pública, feita numa emissora de rádio local e através de propaganda volante, teve participação discreta no evento, que marcou a exibição do Relatório Oficial Resumido da Execução Orçamentária. Os números foram levantados pelos relatores Pablo Caruzo, secretário de Fazenda; Marcelo Badini, assessor contábil; Paulo Geovani Olival, contador, e Sandra Laurindo, secretária da Controladoria Geral.
De acordo com o que foi apurado, a Receita Corrente Líquida do Terceiro Quadrimestre de 2017 atingiu a marca de R$ 58.353.135,18. Um detalhe que impressiona no relatório se refere à Saúde. A Constituição Federal determina que os municípios invistam 15% da arrecadação decorrente de impostos com ações nesse segmento. Em Cordeiro, durante o Terceiro Quadrimestre de 2017, os investimentos foram quase o dobro, totalizando 27,61% investidos em ações de Saúde.
No que diz respeito à Educação, também ficou claro que os investimentos superaram as expectativas, ultrapassando a determinação legal. Enquanto a lei diz que devem ser aplicados 25%, a Educação cordeirense recebeu investimentos na ordem de 27,89% no Terceiro Quadrimestre do ano passado. Sobre o FUNDEB – que deve ter um mínimo de 60% aplicado na remuneração do magistério do Ensino Fundamental – em Cordeiro foram aplicados 102,31%, chegando a 40% a mais que a obrigação.
Quanto aos gastos com pessoal – cujos limites prudencial e máximo determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal são de 51,30% e 54%, respectivamente, Cordeiro também cumpriu a lei. O Relatório Oficial aponta que foram gastos com pessoal nos últimos 12 meses 46,67%. Os relatórios da Audiência Pública estarão à disposição no Portal da Transparência (www.cordeiro.rj.gov.br). Além da equipe financeira e secretários, o prefeito Luciano Batatinha, a vice-prefeita Maria Helena e os vereadores Thiago Macedo e Beth do Postinho participaram da audiência.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado