Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Cordeiro faz um balanço da Campanha de Vacinação

Cordeiro faz um balanço da Campanha de Vacinação

Cordeiro faz um balanço da Campanha de Vacinação
Vacina contra sarampo e poliomielite está disponível até o fim de agosto
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Após praticamente quinze dias desde o início da Campanha de Vacinação, ainda está bem abaixo do esperado o número de crianças vacinadas contra a poliomielite e o sarampo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 11 milhões de crianças de 1 a 5 anos incompletos até o dia 31 de agosto, data de encerramento da campanha.
Em Cordeiro, com o trabalho realizado pelos profissionais de saúde, a vacinação está sendo oferecida ao público-alvo em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Pais e responsáveis devem levar suas crianças e não podem esquecer da Caderneta de Vacinação.
Além disso, aconteceu no sábado, 18 de agosto, o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação, quando todos os postos do município abriram suas portas para que as crianças pudessem ser imunizadas. Até o momento, segundo dados colhidos pela Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde, em Cordeiro foram vacinadas 66% das crianças com a idade entre 1 e 5 anos.
Embora esses índices ainda sejam baixos, eles superam a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde, cuja estimativa era uma média de 62% de cobertura nos municípios fluminenses. Ainda assim, a meta real previamente estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que haja 95% de cobertura. Para isso, os responsáveis têm até 31 de agosto para procurar a Unidade de Saúde mais próxima e vacinar suas crianças.
O Ministério da Saúde alerta os pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país. Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até 5 anos que já tomaram alguma dose das vacinas poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral.
Segundo a enfermeira Nádia Pinto, coordenadora de Imunização, os números da Campanha de Vacinação, conforme as faixas etárias das crianças, são os seguintes: 1 ano – de 266 crianças, foram vacinadas 154 (57,89%); 2 anos – de 246, 187 receberam a vacina (76,02%); 3 anos – de 249, 182 foram imunizadas (73,09%); 4 anos – de uma população de 255 crianças, 151 receberam a dose (59,22%). No total, de uma população estimada de 1.016 crianças, 674 foram vacinadas, o que dá uma cobertura de 66,34%.
Quanto aos postos, os números de doses aplicadas ficaram assim: ESF São Luís, 36; ESF Centro, 72; ESF Lavrinhas, 155; ESF Manancial, 44; ESF Rodolfo, 42; ESF Retiro, 123; Policlínica, 203 doses aplicadas.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado