Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Cordeiro marca presença no Lançamento da 2ª Fase do CapacitaSUAS

Cordeiro marca presença no Lançamento da 2ª Fase do CapacitaSUAS

Cordeiro marca presença no Lançamento da 2ª Fase do CapacitaSUAS
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, Letícia Reis, acompanhada do coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Robson Cordeiro, representou o município durante a solenidade de lançamento da 2ª Fase do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), realizada no Rio de Janeiro, no dia 18 de abril.
O CapacitaSUAS tem como finalidade oferecer formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios. A Política Nacional de Educação Permanente do SUAS deve impactar a carreira do trabalhador e dar visibilidade a novas práticas profissionais. Todas as ações ofertam certificados, contribuindo para que o profissional progrida na carreira.
Para a execução das ações de capacitação e formação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) instituiu e coordena uma Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS (RENEP/SUAS), formada por Instituições de Ensino, públicas e privadas, Escolas de Governo e Institutos Federais de Educação, Ciência e de um processo de Chamada Pública.
Também foi criado um Sistema de Monitoramento Acadêmico (SIMA) para o monitoramento da execução dos cursos ofertados no âmbito do CapacitaSUAS em todo o país. Os Estados e o Distrito Federal devem orientar as Instituições de Ensino que estiverem executando os cursos a manterem esse sistema atualizado, a fim de colaborar com o processo do programa. Atualmente, oito cursos estão disponíveis para a execução de metas e vagas pactuadas, com recursos repassados referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014, sendo dois cursos introdutórios e outros seis de atualização:
Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e à implementação de ações do Plano Brasil sem Miséria; Introdução ao Exercício do Controle Social; Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do BSM; Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS; Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS; Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial; Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS; e Atualização para a elaboração de Planos de Assistência Social.
TEXTO/FOTOS – DIVULGAÇÃO

Seu cadastro foi enviado