Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Cordeiro realiza Audiência Pública de Prestação de Contas

Cordeiro realiza Audiência Pública de Prestação de Contas

Cordeiro realiza Audiência Pública de Prestação de Contas
Relatório expõe números referentes ao Primeiro Quadrimestre de 2017 e Educação e Saúde recebem investimentos superiores aos previstos em lei
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO
Seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal – que determina que ao final dos meses de maio, setembro e fevereiro o Poder Executivo deve demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, conforme o parágrafo 4º, do artigo 9º da Lei Complementar número 101/2000 – através de Audiência Pública realizada na noite de terça-feira, 30, na Câmara de Vereadores, a atual Administração Municipal de Cordeiro apresentou a Prestação de Contas refente ao Primeiro Quadrimestre de 2017.
Embora a Audiência Pública tenha sido divulgada, a participação popular frustrou a expectativa dos organizadores, já que um número reduzido de pessoas compareceu ao encontro, onde houve, por parte da equipe financeira, a exposição do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, elaborado pelos relatores Vantoil de Oliveira, secretário de Fazenda; Marcelo Badini, assessor contábil; Paulo Geovani Olival, contador, e Sandra Laurindo, secretária da Controladoria Geral.
O relatório demonstra que a Receita Corrente Líquida do Primeiro Quadrimestre de 2017 – arrecadada entre maio de 2016 e abril de 2017 – alcançou as cifras de R$ 58.015.470,53. Como a Constituição Federal determina que os municípios invistam 15% da arrecadação decorrente de impostos com ações de Saúde e 25% na Educação, também ficou evidente que os investimentos com Educação e Saúde ultrapassaram a determinação legal, atingindo 24,83% e 25,77%, respectivamente.
Outros números que superaram as metas legais dizem respeito ao FUNDEB, onde um mínimo de 60% deve ser aplicado na remuneração do magistério do Ensino Fundamental. No caso de Cordeiro, no Primeiro Quadrimestre de 2017, foram aplicados 101,99%. Ou seja, aproximadamente 40% a mais. Além disso, os gastos com pessoal também ficaram dentro dos limites prudencial (51,30%) e máximo (54%) destacados pela lei, já que nos últimos 12 meses os gastos somaram 43,04%.
Todos os números da Audiência Pública poderão ser acessados através do Portal da Transparência (www.cordeiro.rj.gov.br). Além da equipe financeira do prefeito Luciano Batatinha, participaram da audiência a secretária de Saúde, Vânia Huguenin, e os vereadores Róbson Careca, Beth do Postinho e Thiago Macedo.
TEXTO/FOTOS – RICARDO VIEIRA

Seu cadastro foi enviado