Menu
Menu
  • Home
  • Geral
  • Cordeiro reúne professores e enfatiza Plano de Alfabetação

Cordeiro reúne professores e enfatiza Plano de Alfabetação

Cordeiro reúne professores e enfatiza Plano de Alfabetação
Secretaria de Educação realiza Seminário de Abertura do PNAIC/2019
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) orienta os governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios a manterem o compromisso formal e solidário visando atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que por sua vez estabelece a obrigatoriedade de ‘alfabetizar todas as crianças’, no máximo, até o final do 3º Ano do Ensino Fundamental.
Na quarta-feira, 22, a Secretaria de Educação de Cordeiro sediou o Seminário de Abertura do PNAIC/2019, prestigiado pela secretária de Educação Telma Macedo; formador do PNAIC 2017/2019 Vinicios Oliveira; supervisora Escolar e coordenadora Local do PNAIC Renata Feijó; e formadora do PNAIC/2019 Daniella Riguetti.
A emoção tomou conta do ambiente logo no primeiro momento. Após a abertura formal, com a execução dos hinos Nacional e de Cordeiro, alunos da Escola Municipal Zuleika Rodrigues, do Retiro Poético, sob o comando da professora Germana Guedes fizeram duas apresentações musicais muito cativantes, comprovando que a sensibilidade de mestres e alunos está presente no trabalho de alfabetização realizado em Cordeiro.
Baseada num organizado planejamento educacional, a Formação Continuada do PNAIC/2019 em Cordeiro irá promover constantes trocas de experiências e saberes das práticas docentes entre os alfabetizadores. Isso ficou claro no pronunciamento da professora Daniella Riguetti, que expôs iniciativas criativas desenvolvidas com as crianças ao tratar do tema ‘Práticas Pedagógicas Bem Sucedidas na Alfabetização’.
Atentos às palestras, os professores presentes acompanharam também a abordagem dos ‘Desafios no Processo de Alfabetização’, dessa vez com a participação de Melissa Verling, professora alfabetizadora com formação em psicologia clínica e atuação na Associação Pestalozzi e Escola Constança Soares Teixeira, no bairro Lavrinhas, que de forma bastante objetiva detalhou pontos importantes sobre o tema.
Deixando transparecer que confia plenamente nos ideais desenvolvidos para dar vazão ao PNAIC em Cordeiro, Telma Macedo fez um discurso bem incisivo, destacando a qualidade e o comprometimento dos profissionais docentes diretamente envolvidos no Plano de Alfabetização. “Se depender da capacidade e qualificação estamos muito bem servidos. Cordeiro tem uma gama de professores que não mede esforços e se doa de corpo e alma pela causa. Esse ano será proveitoso”, disse Telma.
Pelos sete anos de dedicação e bons serviços no PNAIC e por fomentar a Formação Continuada da Rede Municipal de Educação, Renata Feijó foi homenageada pela Secretaria de Educação ao final da solenidade. “Tenho muito orgulho em poder contribuir com um projeto tão essencial para nossas crianças”, declarou emocionada.
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS – CÍCERO MARRA

Seu cadastro foi enviado