Cordeiro se mobiliza na campanha contra o suicídio

‘Setembro Amarelo’ é mais um aliado na prevenção
Um trabalho de suma importância para a valorização da vida foi destacado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro na segunda-feira, 10, na Praça Coronel Antônio Pinto, no centro da cidade. Trata-se da ação de mobilização denominada ‘Setembro Amarelo’, organizada pela equipe da secretária Letícia Reis.
Na verdade, ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha criada para oferecer informações à comunidade sobre o suicídio, prática normalmente motivada pela depressão. O assunto precisa ser abordado diretamente, pois infelizmente, mesmo com tantos casos notórios e crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para trazer à tona esse tema e buscar soluções que combatam o problema.
O movimento teve início no Brasil em 2015, criada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Além disso, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data de mobilização que funciona como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.
Neste dia, a praça amanheceu totalmente amarela, com bolas e cartazes para chamar a atenção da população sobre a importância em falar abertamente sobre esse assunto. O evento foi aberto pela secretária Letícia Reis. Na sequência, o coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Robson Teixeira, tratou do tema em questão e enfatizou a ‘Valorização da Vida’, além de destacar a importância de as pessoas vulneráveis buscarem ajuda profissional.
Durante a ação, crianças e adolescentes do bairro Manancial, que integram a Fanfarra do CRAS daquele bairro, apresentaram algumas das lições adquiridas na oficina ministrada pelo professor e músico Diogo Gomes. Outras atrações ficaram por conta das oficinas de Dança e Teatro, que realizaram apresentações. Numa delas o pano de fundo foi a música ‘Passarinho’, de Vanessa da Matta, que fala sobre suicídio.
Responsável na Câmara Municipal pela indicação da ação realizada em praça pública, a vereadora Jussara Barrada compareceu às manifestações. Agentes de saúde e um representante do Conselho Tutelar se juntaram à comunidade e aos profissionais da Assistência Social nesse momento de mobilização, que teve o encerramento com a leitura da mensagem sobre o ‘suicídio’, feita pela coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Comunidade Renata Ferreira.
TEXTO – RICARDO VIEIRA (COLABORAÇÃO RENATA FERREIRA) / FOTOS – CÍCERO MARRA